dc.contributor.author |
Longaray, André Andrade |
|
dc.contributor.author |
Munhoz, Paulo Roberto da Silva |
|
dc.contributor.author |
Tavares, Kizy Sorato |
|
dc.date.accessioned |
2015-09-26T17:29:36Z |
|
dc.date.available |
2015-09-26T17:29:36Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
LONGARAY, André Andrade; MUNHOZ, Paulo Roberto; TAVARES, Kizy Sorato. Análise do nível de utilização de indicadores de desempenho logístico: um estudo de caso no cluster portuário-marítimo de Rio Grande. Exacta - EP, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 67-79, 2015. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/exacta/article/view/5379/2947>. Acesso em: 24 set. 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
1678-5428 |
|
dc.identifier.issn |
1983-9308 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5452 |
|
dc.description.abstract |
Neste artigo, analisou-se o nível de utilização dos indicadores de desempenho logístico em organizações do setor portuário-marítimo brasileiro. A pesquisa se caracteriza como de diagnóstico e foi conduzida por meio de um estudo de caso realizado em empresas de um cluster portuário-marítimo, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados foi predominantemente quantitativa e fez uso da estatística descritiva e inferencial. Percebeu-se que 60% das empresas avaliadas utilizam entre 15 e 30 indicadores de desempenho, e, dos 39 indicadores apresentados, todos são usados por pelo menos quatro organizações. Foi observado, também, que, para a maior parte das empresas, os indicadores logísticos estão identificados; porém, poucas os empregam para apoiarem suas decisões. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In this paper we analyze how Brazilian seaport organizations use logistic performance indicators. The character of the study is diagnostic and was conducted through a case study of companies in a seaport cluster. A questionnaire was used for data collection. Data analysis was predominantly quantitative and made use of descriptive and inferential statistics. We discovered that 60% of the companies surveyed use between 15 and 30 performance indicators and that, out of 39 indicators presented, all are used by at least four companies. We also observed that most companies had identified the logistics indicators, but few employed them to support their decisions. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Cadeia de suprimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Cluster portuário-marítimo |
pt_BR |
dc.subject |
Indicadores logísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Logistics indicators |
pt_BR |
dc.subject |
Seaport cluster |
pt_BR |
dc.subject |
Supply chain |
pt_BR |
dc.title |
Análise do nível de utilização de indicadores de desempenho logístico: um estudo de caso no cluster portuário-marítimo de Rio Grande |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of usage of logistics performance indicators: a case study in a Brazilian seaport cluster |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |