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dc.contributor.author Matos, Celso Augusto de
dc.contributor.author Garrido, Ivan Lapuente
dc.contributor.author D’Avila, Lívia Castro
dc.contributor.author Calixto, Cyntia Vilasboas
dc.date.accessioned 2015-10-21T15:52:51Z
dc.date.available 2015-10-21T15:52:51Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation MATOS, Celso Augusto de et al. Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA. Análise, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 45-57, 2012. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/face/article/view/11459/9678>. Acesso em: 21 out. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1516-2680
dc.identifier.issn 1980-6302
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5479
dc.description.abstract Apesar das pesquisas sobre falhas e recuperação de serviços, há poucos estudos investigando o efeito de diferenças culturais. Com base na revisão da literatura, foi proposto um modelo teórico, testado em dados de uma survey realizada junto a 260 consumidores do Brasil e EUA. Os resultados mostraram que a dimensão interpessoal da justiça percebida foi a mais importante para explicar a satisfação do consumidor, que por sua vez influenciou mais fortemente a intenção de reclamar junto a amigos, de tentar punir a empresa e de reclamar junto a órgãos reguladores. Por fim, os valores culturais não apresentaram efeitos moderadores significativos. pt_BR
dc.description.abstract Despite the large number of studies about service recovery, there is a scarcity of cross-cultural analyses in this context. Based on a literature review, a theoretical model was proposed and tested with data from a survey with 260 Brazilian and American consumers. Results showed that the interpersonal justice was the most important justice dimension to explain the consumer satisfaction, which consequently influenced the customers’ complaint intentions, including complaining to friends/relatives (voice response) and to a regulatory agency (third-party response) and intentions to punish the company. However, cultural values were not a significant moderator in this study. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Falha de serviços pt_BR
dc.subject Recuperação pt_BR
dc.subject Cross-cultural pt_BR
dc.subject Survey pt_BR
dc.subject Service failure pt_BR
dc.subject Recovery pt_BR
dc.title Reações dos consumidores a falhas de serviços: um estudo no Brasil e EUA pt_BR
dc.title.alternative Consumer reactions to service failures: a study in Brazil and USA pt_BR
dc.type article pt_BR


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