dc.contributor.author |
Silva Neto, Carlos Eugênio da |
|
dc.contributor.author |
Lima, Janecely Silveira de |
|
dc.contributor.author |
Maciel, João Wandemberg Gonçalves |
|
dc.date.accessioned |
2011-05-18T23:27:03Z |
|
dc.date.available |
2011-05-18T23:27:03Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
NETO, Carlos Eugênio da Silva; LIMA, Janecely Silveira da; MACIEL, João Wandemberg Gonçalves. A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.24, n.2, p. 119-134, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/viewFile/1901/1025> Acesso em: 12 maio 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
0102-4388 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/547 |
|
dc.description.abstract |
O momento atual tem provocado o surgimento de uma série de mudanças nas esferas sociais, econômicas, culturais e políticas globalizadas, em um processo irreversível e cada vez mais veloz. Uma das causas dessas
transformações está relacionada às tecnologias digitais da informação e
da comunicação (TDICs). As tecnologias digitais, aplicadas à educação, podem desempenhar um papel fundamental na inovação das funções dos futuros profissionais da Arquivologia e na criação de novas formas de
pesquisa. Nesse sentido, o presente texto discute a importância do hipertexto na formação pedagógica dos alunos de Arquivologia, pois acredita-se que, com a utilização desse instrumento de aprendizagem, o alunado tornar-se-á ativamente participante do processo de acesso e de uso de informações e da construção de conhecimentos. Contextualiza-se o papel da Pedagogia em colaboração com os agentes informacionais –
os professores – no que se refere à seleção precisa das informações contidas em páginas hipertextuais. O corpus é formado por relatos, aplicação de questionário e observações feitas em sala de aula com os
sujeitos da pesquisa – uma parcela de alunos do curso de bacharelado em Arquivologia da UEPB. Nas considerações finais, alvitram-se
recomendações que podem contribuir para futuras pesquisas sobre a importância do hipertexto no processo de construção acadêmica de futuros profissionais da informação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
|
dc.subject |
Hipertexto |
pt_BR |
dc.subject |
Ação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
TDIC |
pt_BR |
dc.subject |
Arquivologia |
pt_BR |
dc.title |
A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |