Show simple item record

dc.contributor.author Silva Neto, Carlos Eugênio da
dc.contributor.author Lima, Janecely Silveira de
dc.contributor.author Maciel, João Wandemberg Gonçalves
dc.date.accessioned 2011-05-18T23:27:03Z
dc.date.available 2011-05-18T23:27:03Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation NETO, Carlos Eugênio da Silva; LIMA, Janecely Silveira da; MACIEL, João Wandemberg Gonçalves. A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v.24, n.2, p. 119-134, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/viewFile/1901/1025> Acesso em: 12 maio 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 0102-4388
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/547
dc.description.abstract O momento atual tem provocado o surgimento de uma série de mudanças nas esferas sociais, econômicas, culturais e políticas globalizadas, em um processo irreversível e cada vez mais veloz. Uma das causas dessas transformações está relacionada às tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs). As tecnologias digitais, aplicadas à educação, podem desempenhar um papel fundamental na inovação das funções dos futuros profissionais da Arquivologia e na criação de novas formas de pesquisa. Nesse sentido, o presente texto discute a importância do hipertexto na formação pedagógica dos alunos de Arquivologia, pois acredita-se que, com a utilização desse instrumento de aprendizagem, o alunado tornar-se-á ativamente participante do processo de acesso e de uso de informações e da construção de conhecimentos. Contextualiza-se o papel da Pedagogia em colaboração com os agentes informacionais – os professores – no que se refere à seleção precisa das informações contidas em páginas hipertextuais. O corpus é formado por relatos, aplicação de questionário e observações feitas em sala de aula com os sujeitos da pesquisa – uma parcela de alunos do curso de bacharelado em Arquivologia da UEPB. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações que podem contribuir para futuras pesquisas sobre a importância do hipertexto no processo de construção acadêmica de futuros profissionais da informação. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access
dc.subject Hipertexto pt_BR
dc.subject Ação pedagógica pt_BR
dc.subject TDIC pt_BR
dc.subject Arquivologia pt_BR
dc.title A formação pedagógica do arquivista no século XXI: o aprendizado do hipertexto pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record