Abstract:
A origem do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) se dá com a criação da Escola Superior de Comércio, anexa à Faculdade Livre de Direito, motivada pela força que o ensino contábil tomara com a fundação da Escola Mauá em 1901, consolidando esse tipo de formação no Rio Grande do Sul. O estudo realizado visa analisar a história do curso remontando sua origem com a criação da Escola de Comércio de Porto Alegre em 1909, sua independência e consolidação com a criação do curso de Ciências Contábeis e Atuariais em 1946, e sua evolução até o presente momento, dando o merecido reconhecimento histórico à instituição e mencionando os fatos marcantes relacionados à evolução do ensino contábil da Escola de Comércio ao curso superior de Ciências Contábeis. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, descritiva, bibliográfica e estudo de caso. São apresentadas personalidades que se destacaram no desenvolvimento do curso e abordada a importância deste na atualidade, contextualizando-o em um cenário de conhecimento em constante expansão para atender a um mercado cada vez mais exigente. Assim, conclui-se que a formação do contador na UFRGS está voltada para o mercado de trabalho. O curso oferece uma instrução focada, principalmente, em quatro áreas do conhecimento contábil: societária, custos, governamental e auditoria. Seu currículo passou por várias alterações a fim de acompanhar o crescimento do mercado e as demandas da sociedade, adequando-se ao desenvolvimento da tecnologia, adaptando-se às alterações societárias, à convergência e às normas internacionais de contabilidade, além de incentivar a produção científica.
The origin of the Accounting course at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) is with the creation of the School of Commerce, attached to the Free School of Law, motivated by the force that had taken accounting education with the founding of the School Maua in 1901, consolidating this type of training in Rio Grande do Sul the study
aims to analyze the travel history dating back to the creation of the Business School of Porto Alegre in 1909, its independence with the creation and consolidation of the course accounting and Actuarial Sciences in 1946 and its evolution to date, giving deserved recognition to the historic institution, giving the salient facts related to the evolution of teaching accounting at the School of Commerce degree in accounting. This research is characterized as qualitative, descriptive literature and case study. Are given personalities who have excelled in course development and addressed the importance of this at present, contextualizing it in a scenario of ever-expanding knowledge to meet an increasingly demanding market. Thus, we conclude that the formation of the counter at UFRGS is facing the labor market. The course provides an education focused primarily on four areas of accounting knowledge: corporate, costs, and government auditing. Its curriculum has undergone several changes in order to monitor market growth and the demands of society, adapting to technology development, adapting to societal changes and convergence to international accounting standards, and encourage scientific production.