Abstract:
Este estudo objetiva evidenciar a origem e a evolução do ensino contábil no Rio Grande do Sul, destacando a contribuição de personalidades, de instituições representativas da classe contábil e de escolas que se dedicaram ao ensino comercial. Foi desenvolvido com base em documentos e livros relacionados à história comercial do Estado, constituindo-se em uma pesquisa exploratório-descritiva. Associadas a esses documentos são divulgadas imagens visando ilustrar alguns dos fatos mencionados. O estudo revela que o ensino contábil no Rio Grande do Sul pode ser caracterizado em três momentos distintos: suas primeiras evidências mediante o ensino prático de uma disciplina secundarista; seu fortalecimento por meio de órgãos de classe relacionados aos caixeiros e guarda-livros e de escolas focadas no ensino contábil; e sua consolidação com a criação da Escola de Comércio de Porto Alegre em 1909, cujos 100 anos foram completados em 2009 já como Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Embora o cenário em que se desenvolve o estudo seja regional, espera-se contribuir também para a historiografia do ensino e cultura contábil brasileira.
This study aims to show the origin and evolution of the accounting education in Rio Grande do Sul, highlighting the contributions made by VIPs, institutions that are representative of the accounting profession, and of schools that have dedicated themselves to teaching commerce. It was developed based on documents and books related to the commercial history of the state, constituting exploratory-descriptive research. Associated with these documents, images are shown that help illustrate some of the facts mentioned. The study reveals that the accounting education in Rio Grande do Sul may be characterized into three distinct moments; first as evidence seen in the practical lessons of higher studies; its strengthening by organizations related to the class of traveling salesmen, bookkeepers, and schools focused
on teaching accounting; and its consolidation when the School of Commerce of Porto Alegre was founded in 1909. This school celebrated its 100th anniversary in 2009, as the Course of Economic Studies of the Federal University of Rio Grande do Sul (Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Although the environment in which the study has developed is regional, it is hoped that it will also contribute to the historiography of the accounting education and the accounting culture of Brazil.
Este estudio objetiva evidenciar el origen y la evolución de la enseñanza contable en Rio
Grande do Sul, destacando la contribución de personalidades, de instituciones representativas de la clase contable y de escuelas que se dediquen a la enseñanza comercial. Fue desarrollado con base en documentos y libros relacionados a la historia comercial del estado, constituyéndose en una pesquisa exploratorio-descriptiva. Asociadas a estos documentos son divulgadas imágenes visando ilustrar algunos de los hechos mencionados. El estudio revela que la enseñanza contable en Rio Grande do Sul puede ser caracterizado en tres momentos distintos; sus primeras evidencias mediante la enseñanza práctica de una disciplina de enseñanza secundaria;
su fortalecimiento por medio de órganos de clase relacionados a los cajeros y guardalibros y de escuelas enfocadas en la enseñanza contable; y su consolidación con la creación de la Escuela de Comercio de Porto Alegre en 1909, cuyos 100 años fueron completados en 2009 ya como Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. Aunque el escenario en que se desarrolla el estudio sea regional, se espera contribuir también para la historiografía de la enseñanza y cultura contable brasileña.