Abstract:
Existem estruturas de mercado na economia que se caracterizam por levantar suspeitas de formação de cartel. Um exemplo é o mercado varejista de combustíveis líquidos. No Brasil, o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência – SBDC é o responsável por receber denúncias de cartel. Estariam os revendedores trazendo dano à ordem econômica por meio do alinhamento de preços, ou seja, formando um cartel? É possível criar um indicador que sirva de parâmetro para tal situação? Para responder a essas perguntas, fez-se um mapeamento cross-section dos preços do combustível
gasolina comum em todo o território nacional, envolvendo as 26 capitais estaduais e Brasília. Utilizou-se como período de estudo uma semana de fevereiro de 2007. Também se realizou uma correlação entre 292 municípios brasileiros (incluindo as capitais). A seguir criou-se o Índice Concorrencial de Preços – ICP, o qual reflete o grau de dispersão de preços dos combustíveis em relação ao preço médio. A análise do ICP começa em uma situação mais geral e vai para uma mais específica, visando a estudar o comportamento dos preços nos bairros de 10 capitais brasileiras. Os resultados mostraram que, no Brasil como um todo, existe forte alinhamento de preços, o que dá espaço para caracterizações ex-ante de cartéis no mercado varejista de combustíveis.
Some market structures may be characterized by cartel suspicion. An example is the retail market of liquid fuel. In Brazil, the complaints of cartel are received by the SBDC (Brazilian System of Consumer Protection). Would dealers threaten the economic order through alignment of prices? Is it possible to create an indicator as parameter for such
condition? To answer these questions we done a cross-section mapping of fuel prices of regular gasoline nationwide involving 26 state capitals and Brasília. We focused a week in February 2007. We also conducted a correlation between 292 cities. Then we created the Competitive Price Index – ICP, which reflects the degree of dispersion of fuel prices compared to the average price. Analysis of the ICP starts in a general situation and attains specific places in order to achieve districts in 10 Brazilian capitals. The results showed that, in Brazil as a whole, there is a strong alignment of prices, which suggests ex-ante characterization of cartels in the fuel retail market.