Estratégias para a inovação: um estudo na rbs tv Caxias do Sul

Ganzer, Paula Patricia; Quintana, Cristiane Gularte; Barcellos, Paulo Fernando Pinto; Olea, Pelayo Munhoz; Dorion, Eric Charles Henri

Abstract:

 
A estratégia define o rumo da empresa, proporcionando às pessoas a compreensão do que a organização faz, promovendo a coordenação das atividades e evitando direções distintas. A inovação é o resultado de ações estratégicas praticadas em organizações que utilizam instrumentos para alcançar a competitividade no mercado. Dessa forma, torna-se importante conhecer a gestão estratégica praticada nas organizações em geral. Nesta pesquisa, o objeto de estudo foi uma organização do setor de telecomunicação da Serra Gaúcha, com sede em Caxias do Sul. O objetivo foi identificar as ações estratégicas implementadas pela organização para a inovação. A metodologia possui abordagem qualitativa por não apresentar dados numéricos e se denomina de caráter descritivo por delinear quais são as ações relacionadas à gestão estratégica da empresa. A estratégia de abordagem foi o estudo de caso. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevista com o Diretor Geral e o Gerente Comercial da Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV Caxias do Sul), e com o Gerente Comercial do Jornal O Pioneiro. Como resultado sobre a inovação, a organização inova nas quatro dimensões, conforme o Manual de Oslo (2005). A organização desenvolve ações estratégicas no seu processo de gestão com similaridades nas práticas de acordo com o mapa estratégico para a gestão de inovação de Kaplan e Norton (2004). A inovação é constante na organização e as estratégias são ferramentas na busca pela inovação.
 
The strategy sets the direction of the company, giving people an understanding of what the organization does, promoting coordination of the activities, avoiding diverse directions. Innovation is the result of strategic actions practiced in organizations that use instruments to achieve market competitiveness. Thus, it is important to acknowledge the strategic management practiced in organizations in general. In this research, the object of study was a telecommunication sector organization from Serra Gaúcha, based in Caxias do Sul. The objective of this research was to identify what are the strategic actions implemented by the organization for innovation. The methodology has a qualitative approach, as it doesn’t display numeric data and it is descriptive as it outlines which actions are related to the strategic management of the company. The approach was a case study. Survey data was obtained through interviews with the Director and Commercial Manager of Rede Brasil Sul de Comunicações (RBS TV Caxias do Sul), and with the Commercial Manager of The Pioneiro Newspaper. As research results on innovation, the result was that the organization innovates in the four dimensions of Oslo’s Manual (2005). The organization develops strategic actions in its management process with similarities in the practices according to strategic map for innovation management of Kaplan and Norton (2004). Innovation is constant in the organization and strategies are tools in the search for innovation.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos