Perspectivas e desafios para o desenvolvimento da educação e da cultura na cidade do Rio Grande

Gonçalves, Carla Luiza Cardoso

Abstract:

 
O trabalho proposto se realiza através da pesquisa qualitativa descritiva, consiste em saber através de entrevistas com representantes da Prefeitura Municipal do Rio Grande e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o que está sendo planejado em relação à cultura e a educação para atender a demanda populacional do município, uma vez que o mesmo está passando por uma transição visível pela sociedade. A pesquisa tem a informação e o conhecimento como elementos fundamentais para a divulgação desses investimentos, tanto no processo de reunir, armazenar, quanto disseminar a informação de modo com que as pessoas possam se beneficiar com o planejamento educacional e cultural que está sendo implantando por representantes da cidade do Rio Grande. Paralelamente foi utilizado um questionário que serviu de suporte para realização das entrevistas que foram analisadas através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Através das entrevistas pretende-se verificar se há perspectivas de investimentos em relação a teatros, museus, escolas, bibliotecas, entre outros, assim como saber a visão deles a respeito da educação e da cultura do município nesse momento de crescimento econômico a qual a cidade está passando. Devido à transformação da cidade em função do Pólo Naval e aos novos investimentos que estão sendo implantados na região pelo fato dela estar em desenvolvimento, à análise dos dados revela pontos positivos tanto no setor educacional quanto no setor cultural da região, porém devido a um discurso, a área cultural não obteve o mesmo grau de satisfação, quanto à área educacional que se destacou pelo fato de notar-se por parte de todos os depoimentos preocupação tanto com as crianças e adolescentes, quanto com o ambiente escolar.
 
The proposed work is carried out through descriptive qualitative research, is to know through interviews with representatives of the City of Rio Grande and the Federal University of Rio Grande (FURG), which is being planned in relation to culture and education to meet demand of the municipality, since it is undergoing a visible shift in society. The research has the information and knowledge as key elements for the publication of these investments, both in the process of gathering, storing, and disseminating information so that people can benefit from cultural and educational planning that is being deployed by representatives of Rio Grande. In parallel, we used a questionnaire which was used to support the interviews were analyzed using the methodology of the Collective Subject Discourse. Through interviews intended to check investment prospects in relation to theaters, museums, schools, libraries, etc., as well as learn about their vision of education and culture of the city at this time of economic growth which the town is going through. Due to the transformation of the city according to the Naval Pole and new investments that are being deployed in the region because of it being in development, data analysis reveals both strengths in the educational sector and in the cultural sector in the region, but due to a speech the cultural area did not get the same satisfaction as to the area of education that emphasized by the fact noted by all the statements concern both with children and adolescents, as with the school environment.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia