Abstract:
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de
identificar como o professor utiliza a biblioteca da escola. O estudo foi desenvolvido em
quatro escolas do município de Rio Grande. Aborda a opinião dos educadores em relação à
biblioteca escolar, em se tratando de estrutura física e materiais disponíveis para auxilio a
prática docente. Conforme os resultados obtidos pode-se perceber que as bibliotecas em geral
sofrem uma grande carência tanto de recursos materiais como de recursos humanos. Além
disto, destaca-se a inexistência de projetos de incentivo a leitura, escrita e atividades culturais
promovidos com a iniciativa dos professores. Assim a pesquisa defende a parceria entre
professores e bibliotecários, como estratégia para proporcionar acesso a uma educação de
qualidade.
This article presents the results of a survey aimed at identifying how the teacher uses the
school library. The study was conducted in four schools of Rio Grande. Discusses the views
of educators regarding school library, when it comes to physical structure and materials to aid
teaching. According to the results we can see that libraries often suffer a great shortage of
both material resources as human resources. Moreover, there is a lack of projects to encourage
reading, writing and cultural activities promoted by the initiative of teachers. So research
supports the partnership between teachers and librarians, as a strategy to provide access to a
quality education.