A biblioteca escolar sob o olhar dos mestres

Monteiro, Daniele Rosa

Abstract:

 
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar como o professor utiliza a biblioteca da escola. O estudo foi desenvolvido em quatro escolas do município de Rio Grande. Aborda a opinião dos educadores em relação à biblioteca escolar, em se tratando de estrutura física e materiais disponíveis para auxilio a prática docente. Conforme os resultados obtidos pode-se perceber que as bibliotecas em geral sofrem uma grande carência tanto de recursos materiais como de recursos humanos. Além disto, destaca-se a inexistência de projetos de incentivo a leitura, escrita e atividades culturais promovidos com a iniciativa dos professores. Assim a pesquisa defende a parceria entre professores e bibliotecários, como estratégia para proporcionar acesso a uma educação de qualidade.
 
This article presents the results of a survey aimed at identifying how the teacher uses the school library. The study was conducted in four schools of Rio Grande. Discusses the views of educators regarding school library, when it comes to physical structure and materials to aid teaching. According to the results we can see that libraries often suffer a great shortage of both material resources as human resources. Moreover, there is a lack of projects to encourage reading, writing and cultural activities promoted by the initiative of teachers. So research supports the partnership between teachers and librarians, as a strategy to provide access to a quality education.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia