Show simple item record

dc.contributor.author Machado, Daiane Pias
dc.contributor.author Machado, Débora Gomes
dc.contributor.author Souza, Marcos Antonio de
dc.contributor.author Silva, Rogério Piva da
dc.date.accessioned 2015-12-28T20:12:35Z
dc.date.available 2015-12-28T20:12:35Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation MACHADO, Daiane Pias et al. Incentivo à pesquisa científica durante a graduação em ciências contábeis: um estudo nas universidades do estado do Rio Grande do Sul. RIC - Revista de Informação Contábil, v. 3, n. 2, p. 37-60, 2009. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/ricontabeis/index.php/contabeis/article/view/138/138>. Acesso em: 19 nov. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1982-3967
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5728
dc.description.abstract O objetivo do estudo é investigar se os acadêmicos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis são incentivados a realizar pesquisas científicas. Trata-se de um survey com abordagem qualitativa e quantitativa na análise dos dados. Foram pesquisadas as universidades localizadas no Estado do Rio Grande do Sul, cuja coleta de dados deu-se pela aplicação de um questionário entre os coordenadores dos referidos cursos. A análise quantitativa dos dados ocorreu com a aplicação do método dos mínimos quadrados ordinários. As principais conclusões indicam que o incentivo para a realização de pesquisa científica está presente em 46% das IES, e que a concessão de bolsas de iniciação científica é o principal estímulo. Baseado nos resultados da regressão estimou-se que o impacto do apoio financeiro nas publicações é elástico, ou seja, para cada 1 de incremento nos recursos destinados a apoio financeiro as pesquisas aumentam em 1,48. Constatou-se que isso ocorre com maior predominância nas IES públicas. pt_BR
dc.description.abstract This study aims to investigate if academics of graduation courses in accounting are stimulated to carry through scientific research. It’s a survey, with qualitative and quantitative approaches of data analysis. The coordinators of the courses offered by universities located in State of Rio Grande do Sul were asked to fill in a questionnaire. The quantitative data analysis occurred with the application of squared minimums method. The main conclusions indicate that the incentive for the accomplishment of scientific research is present in 46% of the IES, and that the financial benefits of scientific initiation are the main stimulation. Based in the results of regression it was estimated that the impact of the financial support in publications is elastic, that is, for each 1 of increment in the financial support the research increase in 1,48. It was more frequent in the public institutions. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ciências contábeis pt_BR
dc.subject Graduação pt_BR
dc.subject Pesquisa pt_BR
dc.subject Pesquisa em contabilidade pt_BR
dc.subject Accounting school pt_BR
dc.subject Graduation pt_BR
dc.subject Research pt_BR
dc.subject Research in accounting pt_BR
dc.title Incentivo à pesquisa científica durante a graduação em ciências contábeis: um estudo nas universidades do estado do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.title.alternative Incentive to scientific research during the graduation in accounting: a study in the universities of Rio Grande do Sul state pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record