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dc.contributor.author Machado, Daiane Pias
dc.contributor.author Ott, Ernani
dc.date.accessioned 2015-12-28T20:52:46Z
dc.date.available 2015-12-28T20:52:46Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation MACHADO, Daiane Pias; OTT, Ernani. Estratégias de legitimação social empregadas na evidenciação ambiental: um estudo à luz da teoria da legitimidade. Revista Universo Contábil, v. 11, n. 1, p. 136-156, 2015. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4779/2956>. Acesso em: 19 nov. 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1809-3337
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5733
dc.description.abstract Esse estudo analisa como as empresas brasileiras de capital aberto utilizam a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, verificando se o objetivo da evidenciação é ganhar, manter ou recuperar a legitimidade; se isso ocorre de maneira pragmática, moral ou cognitiva, bem como as estratégias utilizadas para esse fim. Foram examinadas as informações ambientais divulgadas nos relatórios de sustentabilidade das empresas que compunham a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA relativo ao ano de 2013, adotando-se como unidade de numeração os parágrafos evidenciados. A amostra é composta por trinta empresas pertencentes a diversos setores da economia. Quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa do problema e procedimento técnico documental. Os dados obtidos no estudo permitem concluir que as empresas da amostra utilizaram a evidenciação ambiental como instrumento de legitimação social, fazendo-o de várias formas e utilizando diversas estratégias. Evidenciam suas informações ambientais com o intuito, preferencialmente, de ganhar legitimidade, empregando equilibradamente a forma pragmática, moral e cognitiva em sua evidenciação, relatando ações que visem popularizar seus modelos, fazer adeptos à sua forma de gestão, cooptar integrantes para desenvolver ações ambientais, mostrar que produzem resultados ambientalmente adequados, entre outras. pt_BR
dc.description.abstract This study analyses how open capital Brazilian companies use the Environmental Disclosure to manage their social legitimacy, by verifying the goal in disclosure, whether it is to obtain, maintain or recover the legitimacy; the way it occurs, either in pragmatic, moral or cognitive and the strategies used to accomplish it. The environmental information presented in the Enterprise Sustainability reports are analyzed from companies that compose the portfolio of the Corporate Sustainability Index (ISE) at São Paulo Stock Exchange (BM&FBOVESPA), related to 2013, adopting as numbering unit the disclosed paragraphs. The sample is composed by 30 companies from different economy sectors. It is an applied research, with descriptive objective, quantitative issue approach and documental technical procedure. The data collected by this study lead to conclusion that the companies use the Environmental Disclosure to manage their social legitimacy, in diverse ways and using different strategies. They disclose their environmental information aiming, mainly, to achieve legitimacy, utilizing evenly the pragmatic, moral and cognitive ways in their disclosures, reporting actions that target to popularize their models, to gather followers to their management form, co-opt integrants to develop environmental actions, demonstrate they produce environmentally adequate results, amongst others. pt_BR
dc.description.abstract El estudio examina como las empresas brasileñas que cotizan en bolsa utilizan la divulgación ambiental como instrumento de legitimación social, si el objetivo de la divulgación es ganar, mantener o recuperar legitimidad; si esto ocurre de manera pragmática, moral ou cognitiva, y cuales son las estrategias adoptadas para tal propósito. Fueron examinadas las informaciones ambientales publicadas en informes de sostenibilidad de las empresas pertenecientes a la cartera del Índice de Sostenibilidad Empresarial (ISE) de la bolsa para el anõ 2013, adoptándose como unidad de numeración los párrafos divulgados. La muestra se compone de treinta empresas pertenecientes a diversos sectores de la economía. Es una investigación de naturaleza aplicada, descriptiva, con abordaje cuantitativa del problema y con procedimiento técnico documental. Los datos obtenidos en el estudio revelan que las empresas de la muestra adoptaron la divulgação ambiental como instrumento de legitimación social, haciéndolo de diversas formas y empleando diversas estrategias. Divulgan sus informaciones ambientales con el propósito, en primer plan, de ganar legitimidad, empleando de manera equilibrada la forma pragmática, moral y cognitiva, dando conocimiento de acciones que tienen por objetivo la popularización de sus modelos, hacer adeptos a sus formas de gestión, cooptar miembros para desarrollar acciones ambientales, revelar que obtienen resultados ambientales adecuados, entre otros. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Evidenciação ambiental pt_BR
dc.subject Teoria da legitimidade pt_BR
dc.subject Estratégias de legitimação social pt_BR
dc.subject Relatórios de sustentabilidade pt_BR
dc.subject Environmental disclosure pt_BR
dc.subject Legitimacy theory pt_BR
dc.subject Social legitimacy strategies pt_BR
dc.subject Sustainability reports pt_BR
dc.subject Divulgación ambiental pt_BR
dc.subject Teoría de la legitimidad pt_BR
dc.subject Estrategias de legitimación social pt_BR
dc.subject Informes de sostenibilidad pt_BR
dc.title Estratégias de legitimação social empregadas na evidenciação ambiental: um estudo à luz da teoria da legitimidade pt_BR
dc.title.alternative Social legitimacy strategies utilized in environmental disclosure: a study under the legitimacy theory pt_BR
dc.title.alternative Estrategias de legimitación social empleadas en la divulgación ambiental: un estudio basado en la teoría de la legitimidad pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.4270/ruc.2015107 pt_BR


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