Biblioteca escolar e surdez: um estudo com responsáveis por bibliotecas de escolas públicas na cidade do Rio Grande - RS

Luiz, Elisângela

Abstract:

 
Este trabalho tem por finalidade descrever a investigação sobre o tema acessibilidade e biblioteca escolar. Buscou-se averiguar como os bibliotecários que trabalham em bibliotecas escolares estão instrumentalizados para atuar com um público tão específico como os usuários surdos. Foi necessário realizar alguns levantamentos, tais como: bibliográfico, de grades curriculares dos cursos de biblioteconomia, a existência de associações para surdos, escolas que atendem alunos surdos na cidade do Rio Grande, o número de pessoas com deficiência auditiva também na cidade do Rio Grande. Também foram realizadas visitas às escolas, E. M. E. F. Frederico Ernesto Buchholz, E. M. E. F. Admar Corrêa, E. M. E. F. Sant’Ana e E. E. E. F. Barão de Cêrro Largo, para observar, fotografar, aplicar o questionário com os profissionais que atuam nas bibliotecas, pois essas escolas possuem alunos surdos ou com deficiência auditiva matriculados. A pesquisa concretizou-se como de abordagem qualitativa e compreendeu em análise dos espaços e das respostas dos questionários, relacionando aos dados gerais sobre a cidade, e outros resultados obtidos no levantamento. Após análise dos resultados foi possível constatar que a cidade do Rio Grande possui quatro escolas de ensino fundamental atendendo os alunos com deficiência auditiva. Porém, estes alunos não costumam frequentar a biblioteca de sua escola, e as mesmas não encontram-se preparadas para atendê-los. Existem algumas bibliotecas que é difícil até de usuários ditos normais se locomoverem dentro do ambiente, também os profissionais não estão preparados para tal atividade, pois eles não recebem treinamento antes de iniciar o seu trabalho, também não existe um trabalho voltado aos alunos surdos ou com alguma deficiência auditiva nas bibliotecas escolares. Sugere-se que façam atividades voltadas aos alunos surdos e que estes alunos tenham acesso a computadores preparados para eles.
 
This study aims to describe the research on the topic accessibility and school library. We tried to find out how librarians working in school libraries are exploited to work with such a specific audience as deaf users. It was necessary to make some surveys, such as literature, the curricula of library science courses, the associations for the deaf, schools serving deaf students in Rio Grande, the number of people with hearing impairment also in Rio Grande. There were also visits to schools, EMEF Frederico Ernesto Buchholz, EMEF Admar Corrêa, EMEF Phillips and ESE Baron of Cerro Largo, to observe, photograph, administer the questionnaire with the professionals who work in libraries, because these schools have deaf students or with hearing disabilities enrolled. The research has been realized as a qualitative approach and included in analysis of spaces and questionnaire responses, relating to general data about the city, and other results of the survey. After analyzing the results it was found that the city of Rio Grande has four elementary schools serving students with hearing impairment. However, these students do not usually go to your school library, and they are not prepared to meet them. There are some libraries that is difficult even called normal users move around within the environment, the professionals are not prepared for such activity because they do not receive training before starting your work, there is not a focused work to deaf students or some hearing loss in school libraries. It is suggested to do activities related to deaf students and these students have access to computers prepared for them.
 

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia