Abstract:
Este trabalho tem por finalidade descrever a investigação sobre o tema
acessibilidade e biblioteca escolar. Buscou-se averiguar como os bibliotecários
que trabalham em bibliotecas escolares estão instrumentalizados para atuar
com um público tão específico como os usuários surdos. Foi necessário
realizar alguns levantamentos, tais como: bibliográfico, de grades curriculares
dos cursos de biblioteconomia, a existência de associações para surdos,
escolas que atendem alunos surdos na cidade do Rio Grande, o número de
pessoas com deficiência auditiva também na cidade do Rio Grande. Também
foram realizadas visitas às escolas, E. M. E. F. Frederico Ernesto Buchholz, E.
M. E. F. Admar Corrêa, E. M. E. F. Sant’Ana e E. E. E. F. Barão de Cêrro
Largo, para observar, fotografar, aplicar o questionário com os profissionais
que atuam nas bibliotecas, pois essas escolas possuem alunos surdos ou com
deficiência auditiva matriculados. A pesquisa concretizou-se como de
abordagem qualitativa e compreendeu em análise dos espaços e das respostas
dos questionários, relacionando aos dados gerais sobre a cidade, e outros
resultados obtidos no levantamento. Após análise dos resultados foi possível
constatar que a cidade do Rio Grande possui quatro escolas de ensino
fundamental atendendo os alunos com deficiência auditiva. Porém, estes
alunos não costumam frequentar a biblioteca de sua escola, e as mesmas não
encontram-se preparadas para atendê-los. Existem algumas bibliotecas que é
difícil até de usuários ditos normais se locomoverem dentro do ambiente,
também os profissionais não estão preparados para tal atividade, pois eles não
recebem treinamento antes de iniciar o seu trabalho, também não existe um
trabalho voltado aos alunos surdos ou com alguma deficiência auditiva nas
bibliotecas escolares. Sugere-se que façam atividades voltadas aos alunos
surdos e que estes alunos tenham acesso a computadores preparados para
eles.
This study aims to describe the research on the topic accessibility and school
library. We tried to find out how librarians working in school libraries are
exploited to work with such a specific audience as deaf users. It was necessary
to make some surveys, such as literature, the curricula of library science
courses, the associations for the deaf, schools serving deaf students in Rio
Grande, the number of people with hearing impairment also in Rio Grande.
There were also visits to schools, EMEF Frederico Ernesto Buchholz, EMEF
Admar Corrêa, EMEF Phillips and ESE Baron of Cerro Largo, to observe,
photograph, administer the questionnaire with the professionals who work in
libraries, because these schools have deaf students or with hearing disabilities
enrolled. The research has been realized as a qualitative approach and
included in analysis of spaces and questionnaire responses, relating to general
data about the city, and other results of the survey. After analyzing the results it
was found that the city of Rio Grande has four elementary schools serving
students with hearing impairment. However, these students do not usually go to
your school library, and they are not prepared to meet them. There are some
libraries that is difficult even called normal users move around within the
environment, the professionals are not prepared for such activity because they
do not receive training before starting your work, there is not a focused work to
deaf students or some hearing loss in school libraries. It is suggested to do
activities related to deaf students and these students have access to computers
prepared for them.