Abstract:
Este artigo mostra os resultados da pesquisa realizada nas Bibliotecas do Colégio
São José, escola particular situada no município de Pelotas/RS. A investigação teve
como objetivo analisar as interações pedagógicas e biblioteconômicas bem como,
conhecer a relação dos usuários com as bibliotecas, o perfil da equipe pedagógica
da escola, o perfil da equipe de funcionários da biblioteca e as atividades realizadas
neste espaço. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa. Para coleta de dados foram
utilizados: entrevistas, observação direta e diário de campo. Os resultados mostram
que nas bibliotecas acontecem os mais variados tipos de interações, desde a
participação da equipe da biblioteca em vários eventos da escola até o processo de
ensino-aprendizagem, no qual a Biblioteca é atuante.
This article shows the results of research conducted at Colégio São José Libraries, a
private school located in Pelotas/RS. The study aimed to analyze the pedagogical
interactions and librarianship as well as to know the relationship of users with the
library, the school‟s teaching staff profile, the library staff profile and activities
performed in this space. It is characterized as qualitative research. For data
collection were used: interviews, direct observation and field journal. The results
show that take place in libraries all kinds of interactions, from the library staff
participation in various school events to the teaching-learning process, in which the
library is active.