Interações pedagógicas e biblioteconômicas no espaço das bibliotecas de uma escola particular na cidade de Pelotas/RS

Oliveira, Francine Couto de

Abstract:

 
Este artigo mostra os resultados da pesquisa realizada nas Bibliotecas do Colégio São José, escola particular situada no município de Pelotas/RS. A investigação teve como objetivo analisar as interações pedagógicas e biblioteconômicas bem como, conhecer a relação dos usuários com as bibliotecas, o perfil da equipe pedagógica da escola, o perfil da equipe de funcionários da biblioteca e as atividades realizadas neste espaço. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa. Para coleta de dados foram utilizados: entrevistas, observação direta e diário de campo. Os resultados mostram que nas bibliotecas acontecem os mais variados tipos de interações, desde a participação da equipe da biblioteca em vários eventos da escola até o processo de ensino-aprendizagem, no qual a Biblioteca é atuante.
 
This article shows the results of research conducted at Colégio São José Libraries, a private school located in Pelotas/RS. The study aimed to analyze the pedagogical interactions and librarianship as well as to know the relationship of users with the library, the school‟s teaching staff profile, the library staff profile and activities performed in this space. It is characterized as qualitative research. For data collection were used: interviews, direct observation and field journal. The results show that take place in libraries all kinds of interactions, from the library staff participation in various school events to the teaching-learning process, in which the library is active.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia