Abstract:
Entendendo ação cultural como ações que dinamizam a biblioteca, formando
indivíduos críticos, sendo eles os sujeitos da ação e não objetos. Este trabalho tem
como objetivo geral desenvolver uma proposta de ação cultural para as bibliotecas
escolares a partir da visão dos profissionais que atuam nas bibliotecas da rede
pública estadual do município do Rio Grande, RS. De natureza qualitativa, a
técnica de coleta de dados empregada é a pesquisa de campo. De caráter
exploratório, a mesma tem a entrevista como um dos instrumentos utilizados para a
coleta de dados e possui característica focalizada e semi-estruturadas. Constituemse
como público alvo desse trabalho as profissionais que atuam nas bibliotecas
escolares da rede estadual de ensino do município do Rio Grande, RS, sejam
bibliotecárias ou professoras. Embora essa rede seja composta por 31 escolas
estaduais, foram consideradas para a pesquisa somente 28 escolas, visto que
essas abrangem as modalidades de ensino fundamental e ensino médio
concomitante ou somente ensino fundamental. Destacaram-se três tipos de
escolas: aquelas em que a biblioteca está fechada, que são 3; aquelas em que a
biblioteca está aberta, e não desenvolvem atividades de ação cultural, e; aquelas
em que a biblioteca está aberta, desenvolvendo ação cultural. Desse modo foi
possível constatar que 3 bibliotecas escolares estão fechadas, 13 estão abertas,
mas não desenvolvem atividades de ação cultural e apenas 10 bibliotecas
escolares estão ativas, desenvolvendo ação cultural e nessas bibliotecas atuam
profissionais de diferentes áreas desenvolvendo atividades semelhantes o que
identificou como a ação cultural está sendo abordada.
Understanding cultural action as actions that streamline the library, forming critical
subjects, they being the subject of the action and not objects. This study aims to
develop a proposal for a general cultural action for school libraries from the
perspective of professionals working in the libraries of public schools in the city of
Rio Grande, Brazil. Qualitative in nature, the data collection technique employed is
the field research. Exploratory, it has the interview as one of the instruments used
for data collection and has focused feature and semi-structured. Constitute
themselves as the target of this work professionals working in school libraries of
state schools in the city of Rio Grande, RS, are librarians or teachers. Although this
network is composed of 31 state schools were considered for research only 28
schools, since these cover arrangements for elementary and high school concurrent
or only primary education. The highlights were three types of schools: those in
which the library is closed, which is 3; those in which the library is open, and do not
develop activities of cultural action, and, those in which the library is open,
developing cultural action. Thus it was established that three school libraries are
closed, 13 are open but do not develop activities of cultural action and only 10
school libraries are active, developing cultural action and these libraries serve
different areas of developing professional activities similar to that identified as
cultural action is being addressed.