Show simple item record

dc.contributor.advisor Dziekaniak, Gisele Vasconcelos
dc.contributor.author Alvariz, Joice Cruz
dc.date.accessioned 2016-02-10T12:38:49Z
dc.date.available 2016-02-10T12:38:49Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation ALVARIZ, Joice Cruz. Análise do software ABCD no âmbito das bibliotecas escolares. 2013. 69 f. TCC ( Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Rio Grande, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5901
dc.description.abstract A pesquisa destaca características do software ABCD, confrontando-as com os principais critérios na escolha de um software para bibliotecas escolares, de acordo com a literatura sobre avaliação de software para bibliotecas. O objetivo da mesma é analisar o software ABCD no âmbito das bibliotecas escolares. O método adotado para a análise dos dados foi a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1977), com a qual se analisou as informações fornecidas por um dos desenvolvedores do referido sistema. Esta técnica permitiu mapear as funcionalidades do software ABCD. Tais funcionalidades são demonstradas no checklist desenvolvido como um dos resultados desta pesquisa, a fim de compará-los com os critérios estabelecidos nos parâmetros para bibliotecas escolares da UFMG. Foi possível constatar que o software ABCD atende as necessidades das bibliotecas escolares, uma vez que dos 90 (noventa) critérios considerados pela pesquisa como imprescindíveis em um software para biblioteca escolar, 77% destes critérios estão presentes no ABCD. Atendendo então 72% das necessidades das bibliotecas escolares, conforme a classificação avaliativa pt_BR
dc.description.abstract This research shows the character of the ABCD software, to confront the main criterion in the choice of software to scholar library, this is in the literature about evaluation of software to library. The point is analyses the ABCD software in the scholar libraries. The method adopted to the data collections was the “technique of content analysis”, which we get the information’s provided by one of the developers of this systems. This technique mapping the features of the ABCD software.That functionalities are demonstrated in check-list developed as one of the results in this search, to compare their with the criterion established in the parameters to the scholar library in UFMG.Was possible to see that ABCD software meets the needs of scholar libraries, once that 90 (ninety) criterions considered by the search as essential in a software, 77% are presents in ABCD. Watching 72% of their needs in scholar libraries, according to the evaluative classification. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.relation.ispartofseries ;http://bdtccs.furg.br:80801/45
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Bibliotecas escolares pt_BR
dc.subject Parâmetros para bibliotecas escolares pt_BR
dc.subject Informatização de bibliotecas escolares pt_BR
dc.subject Software ABCD pt_BR
dc.subject Software para biblioteca escolar pt_BR
dc.subject Scholar libraries pt_BR
dc.subject Criterion of scholar libraries pt_BR
dc.subject Library computerization pt_BR
dc.subject Scholar library software pt_BR
dc.title Análise do software ABCD no âmbito das bibliotecas escolares pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
  • Show simple item record