Abstract:
A presente pesquisa teve, como objetivo, verificar como acontece a formação de contadores
de histórias integrantes da Red Internacional Cuentacuentos, e como desenvolvem suas
atividades bem como a relação com o espaço da biblioteca. A pesquisa é de natureza
qualitativa, de caráter descritivo. O trabalho aborda: o conceito de contação de história e/ou
hora do conto; a formação dos contadores; os métodos de realização da atividade; a opinião
dos entrevistados no que se relaciona à atividade em bibliotecas escolares e públicas; a
relação da profissão de contador de história com a área de Biblioteconomia; e as dificuldades
que os entrevistados encontram durante a realização da atividade. A metodologia
desenvolveu-se em duas etapas: a primeira de cunho bibliográfico, uma vez que buscou-se
publicações que abordem a temática, e em bases de dados tais como: Base de Dados
Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), LUME
Repositório Digital, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e Google Acadêmico.
Através da revisão bibliográfica foi possível constatar que há poucas publicações sobre o tema
abordado na área de Biblioteconomia. As áreas que mais produzem são: Pedagogia,
Psicologia e Letras. Na segunda etapa, aplicou- se um questionário aos 131 membros da Red
Internacional Cuentacuentos no Brasil, os quais foram identificados através de um site da
rede; a amostra da pesquisa é de doze entrevistados. Através da análise dos dados foi possível
observar diferentes abordagens em relação à teoria. O conceito de contação de história e hora
do conto, na opinião de alguns dos contadores, é de diferentes técnicas. A formação dos
profissionais deu-se através do gosto pela leitura desde a infância e durante a formação
profissional. Os métodos para realizar a atividade foram descritos pelos entrevistados como
recursos visuais e/ou elementos mágicos, e a oralidade, com seus gestos e timbres de voz, em
relação às dificuldade dos entrevistados em realizar a atividade, constatou-se que os mesmos
possuem diferentes opiniões; alguns têm dificuldade em função do barulho externo, conversas
paralelas à atividade e locais inadequados. A relação da área, de Biblioteconomia com a
atividade de contar histórias é de parceria, uma vez que este fato está inserido no contexto da
Biblioteconomia. Na opinião dos entrevistados, as bibliotecas escolares e públicas são
ambientes convidativos à prática de contar histórias. Conclui-se que através da literatura
pesquisada e da análise dos dados empíricos, a contação de histórias é relevante técnica para
dinamizar a biblioteca, pois estimula a imaginação, desenvolve o intelecto e auxilia no
processo de ensino aprendizado.
The currently research verified how happens the formation of storyteller from Red
Internacional Cuentacuentos, and how they develop their activities as the relation with the
library area. The research is a qualitative nature, and a descriptive character. The work shows:
the concept of storyteller and/or story time; the formation of tellers; the methods of a activities
realization; the interviewer opinion about the school and public library activities; the relation
of the storyteller an library area; the difficulties that the interviewers foun in a activity
realization. The methodology developed in 2 ways: first, as a bibliographic, once was
searched publication that talk about the theme, and ina data bases like: Referencial Data Bases
Articles from Science of Information Periodics, Digital Repository, Theses and dissertations
Digital Library and Academic Google.Through the bibliographic review was possibleto see
that is a feel publications about the theme in a Library Course. In the areas that most produze
are: Pedagogy, Psicology and teachers course. In a second applied a questionary to the 131
members of Red Internacional Cuentacuentos in Brazil, that was identifies beyond a website;
the sample of the research is 12 interviewers.In the analizys of the data was possible to watch
differents viewsabout the theory. The concept of storytellers and the tale time, in a some
tellers opinion, is a different technique. The professionals formation came from read since
from childhood e in all the professional formation. The methods to realize the activity was
descrive by the interviewers as a visual resources and magic elements, and the orality, with
the personal ways and voices tone, in relation about the difficulties of the interviewers to
realize the activitie, was seenthat the same had different opinion; some has difficulties
because the external noises, conversations and inappropriate places.The relation of the library
area with the activitie to tell a story is a partnership, once this fact inserted in a library course
context. In interviwers opinions, the school and public libraries are a good environmental to
tell stories. At all, the literature searched and the empiric datas analizys, the act to tell stories
is a relevant technique to dinamize the library, cause stimulate the imagination, develop the
intellect and also helps the learning teach process.