Evasão no curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG: 2008 a 2012

Duarte, Luiza Matheus

Abstract:

 
O presente trabalho buscou investigar junto aos alunos evadidos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG entre os anos de 2008 a 2012, os motivos que ocasionaram a desistência do curso. Foi traçado um perfil desses estudantes, assim como também foi investigado se houve e quais os motivos pessoais e relacionados ao curso que levaram o aluno a evadir. A metodologia utilizada foi a quali-quantitativa, o instrumento de coleta de dados foi um questionário enviado vai e-mail dos alunos que mantinham cadastro no Sistema de Informações Acadêmicas da FURG. A maioria dos pesquisados afirmaram que os compromissos profissionais foram um dos principais motivos que mais interferiram na decisão de evadir, Com base no que foi relatado, o perfil dos estudantes que evadiram é composto em sua maioria por mulheres, naturais da cidade de Rio Grande – RS, que não possuem dependentes, não possuem formação no ensino superior e também não estão cursando outra graduação. No que tange aos motivos relacionados ao curso, não houve respostas negativas pela maioria dos respondentes.
 
This study aimed at investigating the dropout students of Library Science course at the Federal University of Rio Grande - FURG between the years 2008-2012, the reasons that caused the cancellation of the course. A profile of these students was drawn, as was also investigated whether there were and what personal and related to the course that led the student to evade reasons. The methodology was qualitative, the data collection instrument was a questionnaire sent’ll email kept records of students in Academic Information System FURG. Most respondents said that work commitments were one of the reasons that most interfered in the decision to evade Based on what was reported , the profile of students that dropped out consists mostly of women from the city of Rio Grande-RS that have no dependents, have no training in higher education and are also not attending another graduation . With regard to reasons related to the course, there were no negative responses by most respondents.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia