Abstract:
Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de mostrar os resultados da
implantação do software TOTVS Gestão Bibliotecária nas bibliotecas do Colégio São
José de Pelotas-RS. A investigação teve como objetivo a descrição das etapas e
análise do processo de informatização, bem como do próprio software que poderão
servir de auxílio como ferramenta aos profissionais bibliotecários que pretendem
iniciar um processo de informatização em biblioteca escolar. Caracteriza-se como
pesquisa qualitativa com metodologia pesquisa-ação. Para coleta de dados foram
utilizados: diário de campo, relato de experiências das ações cotidianas, reuniões
com a equipe de trabalho e contatos permanentes com o analista e programador do
sistema. Os resultados mostram que a informatização do acervo da biblioteca
escolar exige conhecimentos e compreensão ampla em informática e de
biblioteconomia. A informatização do acervo facilita a recuperação da informação,
agiliza e qualifica os serviços de atendimento das necessidades dos usuários. Outro
aspecto importante foi o trabalho em equipe. A todo o momento os membros
estavam dispostos a participar ativamente de todo o processo. O apoio da direção
foi fundamental para o bom êxito no gerenciamento do serviço administrativo, como
no processo técnico, classificação, indexação e catalogação.
This research was conducted with the purpose of showing the results of the
implantation of the software TOTVS library management in the libraries of São José
School – Pelotas – RS. The investigation had the aim of describing the stages and
the analysis of the information technology process as well as the software itself,
which serves as a tool to the professional librarians who intend to start an
information technology process in their school libraries. It is characterized by a
qualitative research with action research methodology. For the collection of data,
daily records, a description of experience of daily actions, meetings with the work
staff and permanent contact with the computer analyst and programmer were used.
The results showed that the informatization of the school library collection requires
knowledge and a large understanding of information technology and biblioteconomy.
The informatization of the collection facilitates the recovery of information, speeds
and qualifies the service of attending to the users’ needs. Another important aspect
was the group work. At every moment the members of the staff were willing to
participate actively in the whole process. The principal’s support was decisive to the
successful management of the administrative work and the technical process,
classification, indexation and cataloguing .