Implantação do sistema de informatização TOTVS Gestão Bibliotecária nas bibliotecas do colégio São José de Pelotas, RS

Marconi, Marilene

Abstract:

 
Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de mostrar os resultados da implantação do software TOTVS Gestão Bibliotecária nas bibliotecas do Colégio São José de Pelotas-RS. A investigação teve como objetivo a descrição das etapas e análise do processo de informatização, bem como do próprio software que poderão servir de auxílio como ferramenta aos profissionais bibliotecários que pretendem iniciar um processo de informatização em biblioteca escolar. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa com metodologia pesquisa-ação. Para coleta de dados foram utilizados: diário de campo, relato de experiências das ações cotidianas, reuniões com a equipe de trabalho e contatos permanentes com o analista e programador do sistema. Os resultados mostram que a informatização do acervo da biblioteca escolar exige conhecimentos e compreensão ampla em informática e de biblioteconomia. A informatização do acervo facilita a recuperação da informação, agiliza e qualifica os serviços de atendimento das necessidades dos usuários. Outro aspecto importante foi o trabalho em equipe. A todo o momento os membros estavam dispostos a participar ativamente de todo o processo. O apoio da direção foi fundamental para o bom êxito no gerenciamento do serviço administrativo, como no processo técnico, classificação, indexação e catalogação.
 
This research was conducted with the purpose of showing the results of the implantation of the software TOTVS library management in the libraries of São José School – Pelotas – RS. The investigation had the aim of describing the stages and the analysis of the information technology process as well as the software itself, which serves as a tool to the professional librarians who intend to start an information technology process in their school libraries. It is characterized by a qualitative research with action research methodology. For the collection of data, daily records, a description of experience of daily actions, meetings with the work staff and permanent contact with the computer analyst and programmer were used. The results showed that the informatization of the school library collection requires knowledge and a large understanding of information technology and biblioteconomy. The informatization of the collection facilitates the recovery of information, speeds and qualifies the service of attending to the users’ needs. Another important aspect was the group work. At every moment the members of the staff were willing to participate actively in the whole process. The principal’s support was decisive to the successful management of the administrative work and the technical process, classification, indexation and cataloguing .
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia