Show simple item record

dc.contributor.advisor Aquino, Magali Martins
dc.contributor.author Jardim, Priscila Taborda
dc.date.accessioned 2016-02-18T15:10:15Z
dc.date.available 2016-02-18T15:10:15Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation JARDIM, Priscila Taborda. Análise do serviço de referência com base na teoria de grogan: um estudo de caso. 2014. 41 f. Tcc (graduação em biblioteconomia) – instituto de ciências humanas e da informação, universidade federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5942
dc.description.abstract O trabalho apresenta uma análise do serviço de referência e a experiência no setor de referência no SIB (Sistemas de Bibliotecas) – Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande – FURG com base na literatura do Grogan. O objetivo principal foi analisar o serviço de referência da biblioteca central Hugo Dantas da Silveira, tendo como parâmetro a teoria de Grogan. Preferiu-se a análise dos dados através do método empírico, para a análise dos questionários com os dois profissionais que trabalham no setor de referência da biblioteca central da universidade. A biblioteca tem um acervo que possui diversos materiais físicos e digitais. A mesma possibilita a diversidade de assuntos de interesse dos consulentes que a utilizam. A biblioteca deve ser um ambiente para a troca de experiências e para compartilhar informações entre os profissionais e o usuário. Os resultados da pesquisa mostram que estes profissionais percebem que há sempre a necessidade do bibliotecário de referência se manter atualizado para conseguir nortear o seu consulente na recuperação da informação e de suas necessidades informacionais. Através da análise dos dados, comprovou-se que a análise foi concisa em relação à obra analisada e aos bibliotecários que atuam no setor de referência. Concluindo que a teoria de Grogan ocorre na prática do setor de referência, mas que continua sendo muito atual a forma como o autor descreve como o bibliotecário de referência deve dominar suas estratégias de busca da informação, pois é uma arte que somente se aprende praticando no dia-a-dia. pt_BR
dc.description.abstract El trabajo presenta un análisis del servicio de referencia y experiencia en el sector de referencia en SIB (Sistemas de Biblioteca) - Campus Carreiros de la Universidad Federal de Río Grande - FURG basado en la literatura de Grogan. El objetivo principal fue analizar el servicio de referencia de la biblioteca central Hugo Dantas da Silveira, teniendo como parámetro la teoría Grogan. Fue preferido para analizar los datos utilizando el método empírico para el análisis de los dos cuestionarios con los profesionales que trabajan en lo sector de referencia de la biblioteca central del universidad. La biblioteca central tiene una colección que cuenta con varios materiales físicos y digitales. permite una variedad de temas de interés para los consultores que lo utilizan. La biblioteca debe ser un medio ambiente para compensación de experiencias y el cuota información entre profesionales y usuarios. Los resultados de la investigación muestran que estos profesionales se dan cuenta de que siempre hay una necesidad de un bibliotecario de referencia si mantener actualizado para obter guia el su consultor en la recuperación de información y sus necesidades de información. A través del análisis de los datos, demostró que el análisis era concisa en relación con la obra analizada y bibliotecarios que trabajan en el sector de referencia. Concluyendo que la teoría Grogan se produce en la práctica del sector de referencia, pero se mantiene muy corriente cómo el autor describe como el bibliotecario de referencia debe dominar sus estrategias para la búsqueda de información, que es una arte que se aprende sólo por la práctica de la día a día. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Serviço de referência pt_BR
dc.subject Atendimento ao usuário pt_BR
dc.subject Bibliotecas pt_BR
dc.subject Denis Joseph Grogan pt_BR
dc.subject Usuário pt_BR
dc.subject Servicio de referencia pt_BR
dc.subject Usuario del servicio pt_BR
dc.subject Usuario pt_BR
dc.title Análise do serviço de referência com base na teoria de Grogan: um estudo de caso pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.identifier.doi http://bdtccs.furg.br/handle/1/60 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
  • Show simple item record