dc.contributor.advisor |
Aquino, Magali Martins |
|
dc.contributor.author |
Jardim, Priscila Taborda |
|
dc.date.accessioned |
2016-02-18T15:10:15Z |
|
dc.date.available |
2016-02-18T15:10:15Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
JARDIM, Priscila Taborda. Análise do serviço de referência com base na teoria de grogan: um estudo de caso. 2014. 41 f. Tcc (graduação em biblioteconomia) – instituto de ciências humanas e da informação, universidade federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5942 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho apresenta uma análise do serviço de referência e a experiência no setor
de referência no SIB (Sistemas de Bibliotecas) – Campus Carreiros da Universidade
Federal do Rio Grande – FURG com base na literatura do Grogan. O objetivo
principal foi analisar o serviço de referência da biblioteca central Hugo Dantas da
Silveira, tendo como parâmetro a teoria de Grogan. Preferiu-se a análise dos dados
através do método empírico, para a análise dos questionários com os dois
profissionais que trabalham no setor de referência da biblioteca central da
universidade. A biblioteca tem um acervo que possui diversos materiais físicos e
digitais. A mesma possibilita a diversidade de assuntos de interesse dos consulentes
que a utilizam. A biblioteca deve ser um ambiente para a troca de experiências e
para compartilhar informações entre os profissionais e o usuário. Os resultados da
pesquisa mostram que estes profissionais percebem que há sempre a necessidade
do bibliotecário de referência se manter atualizado para conseguir nortear o seu
consulente na recuperação da informação e de suas necessidades informacionais.
Através da análise dos dados, comprovou-se que a análise foi concisa em relação à
obra analisada e aos bibliotecários que atuam no setor de referência. Concluindo
que a teoria de Grogan ocorre na prática do setor de referência, mas que continua
sendo muito atual a forma como o autor descreve como o bibliotecário de referência
deve dominar suas estratégias de busca da informação, pois é uma arte que
somente se aprende praticando no dia-a-dia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El trabajo presenta un análisis del servicio de referencia y experiencia en el sector
de referencia en SIB (Sistemas de Biblioteca) - Campus Carreiros de la Universidad
Federal de Río Grande - FURG basado en la literatura de Grogan. El objetivo
principal fue analizar el servicio de referencia de la biblioteca central Hugo Dantas da
Silveira, teniendo como parámetro la teoría Grogan. Fue preferido para analizar los
datos utilizando el método empírico para el análisis de los dos cuestionarios con los
profesionales que trabajan en lo sector de referencia de la biblioteca central del
universidad. La biblioteca central tiene una colección que cuenta con varios
materiales físicos y digitales. permite una variedad de temas de interés para los
consultores que lo utilizan. La biblioteca debe ser un medio ambiente para
compensación de experiencias y el cuota información entre profesionales y usuarios.
Los resultados de la investigación muestran que estos profesionales se dan cuenta
de que siempre hay una necesidad de un bibliotecario de referencia si mantener
actualizado para obter guia el su consultor en la recuperación de información y sus
necesidades de información. A través del análisis de los datos, demostró que el
análisis era concisa en relación con la obra analizada y bibliotecarios que trabajan
en el sector de referencia. Concluyendo que la teoría Grogan se produce en la
práctica del sector de referencia, pero se mantiene muy corriente cómo el autor
describe como el bibliotecario de referencia debe dominar sus estrategias para la
búsqueda de información, que es una arte que se aprende sólo por la práctica de la
día a día. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Serviço de referência |
pt_BR |
dc.subject |
Atendimento ao usuário |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliotecas |
pt_BR |
dc.subject |
Denis Joseph Grogan |
pt_BR |
dc.subject |
Usuário |
pt_BR |
dc.subject |
Servicio de referencia |
pt_BR |
dc.subject |
Usuario del servicio |
pt_BR |
dc.subject |
Usuario |
pt_BR |
dc.title |
Análise do serviço de referência com base na teoria de Grogan: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
http://bdtccs.furg.br/handle/1/60 |
pt_BR |