Abstract:
O objetivo principal deste estudo foi investigar se há acessibilidade para os
cadeirantes e deficientes visuais na biblioteca do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS (Campus Rio Grande) e nas
bibliotecas universitárias do município de Rio Grande/RS. Para isto, foi realizada
uma pesquisa qualitativa. Primeiramente, foram feitas análises do espaço físico da
biblioteca do IFRS, Faculdade Anhanguera e das quatro bibliotecas da
Universidade Federal do Rio Grande- FURG, com base na NBR 9050:2004 e
na “Cartilha Santos para Todos”. Também, foi realizada entrevista estruturada com a
direção de cada biblioteca sobre as condições de acessibilidade. Por fim, foi enviado
um questionário por e- mail a cada universitário cadeirante e deficiente visual para
descobrir as barreiras que eles enfrentam nas bibliotecas. Os resultados da
pesquisa mostraram que nenhuma das bibliotecas analisadas está totalmente
adequada para receber os discentes que possuem alguma dessas deficiências e
muito precisa ser melhorado, dessa forma é necessário mais investimentos por parte
das instituições.
The main goal of this study was to investigate if there is accessibility for wheelchair
users and the visually impaired at Federal Institute of Education, Science and
Technology of Rio Grande do Sul – IFRS (Rio Grande Campus) and at University
Libraries of Rio Grande/RS. For this purpose, a qualitative research was done.
Firstly, analysis of physical space were done at library of IFRS, Anhanguera
Faculty and at four libraries of the Federal University of Rio Grande-FURG, on the
basis of NBR 9050:2004 and booklet “Santos para todos". It also was
used structured interview with the director of each library to question about
accessibility conditions. Finally, it was sent a questionnaire by e-mail
to each university student with wheelchair and visually impaired to find out the
barriers that they face in the libraries. The research results showed that none of
the libraries analyzed is fully adequate to receive students that have any of these
deficiencies and much needs to be improved, thus requires more investments by
institutions.