Show simple item record

dc.contributor.advisor Rocha, Rodrigo Gonçalves da
dc.contributor.author Ribeiro, Roberta Pinheiro
dc.date.accessioned 2016-02-18T22:46:05Z
dc.date.available 2016-02-18T22:46:05Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation RIBEIRO, Roberta Pinheiro. A atuação do bibliotecário escolar nas esferas municipal, estadual e privada e suas contribuições no processo de promoção da leitura e no processo de letramento do primeiro ano do ensino fundamental na cidade de Rio Grande. 2010. 16 f. TCC (Graduação em Biblioteconomia) – Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5953
dc.description.abstract O presente artigo trata de questões relevantes sobre o papel do bibliotecário que atua nas escolas das diferentes redes de ensino da zona central de Rio grande e como este profissional lida com as dificuldades encontradas. Trata da importância de uma ação conjunta entre biblioteca e escola para que se possa oferecer ao educando condições para que ele sinta motivação e prazer de incorporar este espaço como ferramenta fundamental em seu processo de aprendizagem. Apresenta os resultados obtidos através de formulários com perguntas fechadas para as crianças e questionários semi-abertos para bibliotecários e equipe pedagógica, fazendo uma análise de conteúdo a fim de saber o que pensam e também através da observação para saber como atuam os agentes envolvidos neste processo. Enfatiza que o profissional bibliotecário, ciente de sua importância como agente facilitador no processo de alfabetização, desenvolva de forma plena suas funções, independente dos recursos que lhe são oferecidos, levando em consideração o real objetivo que lhe torna um profissional de extremo valor. pt_BR
dc.description.abstract The present article deals with relevant questions about the librarian role, the ones who act in schools located downtown in the city of Rio Grande and how they cope with difficulties.It also deals with the unification between the library and the school so the learner can feel motivated and pleased in incorporating this space into a crucial tool in his/her learning process. It presents the results obtained through questionnaires containing yes/no questions for children and semi- wh questions for the librarians and the pedagogical staff, analysing the contents in order to know what they think as well as an observation to investigate how the agents involved in the process are acting. It also emphasizes that the professional librarian, aware of their importance as a facilitator in the literacy process develop their work fully, regardless the tools they are given and considering the real aim that makes them dignified and worthy professionals. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Biblioteca escolar pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Bibliotecário pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Equipe pedagógica pt_BR
dc.subject Schoolarship library pt_BR
dc.subject Literacy process pt_BR
dc.subject Librarian pt_BR
dc.subject Read pt_BR
dc.subject Pedagogical staff pt_BR
dc.title A atuação do bibliotecário escolar nas esferas municipal, estadual e privada e suas contribuições no processo de promoção da leitura e no processo de letramento do primeiro ano do ensino fundamental na cidade de Rio Grande pt_BR
dc.title.alternative The actuation of schoolarship librarian in the city, state and private levels and his contribuition on the process of read promotion and the literacy process in the first year of elementary school in Rio Grande city pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.identifier.doi http://bdtccs.furg.br//handle/1/99 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
  • Show simple item record