Abstract:
A questão que motiva a estruturação deste trabalho é saber qual a satisfação dos usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande, sobre os produtos e serviços desta unidade diante do contexto da Web 2.0. Como objetivos específicos, a pesquisa visa identificar qual o entendimento do usuário da Biblioteca Central sobre o tema Web 2.0, verificar quais as ferramentas da web 2.0 e se o usuário sabe manusear tais ferramentas. Assim como, quais ferramentas da Web 2.0 poderiam ser oferecidas pela Biblioteca Central. A pesquisa é de natureza qualitativa e de caráter descritivo. O trabalho descreve tipos de ferramentas Web 2.0 como Blogs, Wikis, Flickr, Youtube, Facebook, Twitter, Social Bookmarking e RSS especificando cada um deles, mediante a contextualização dos conceitos pesquisados. Na prática foi realizada pesquisa em bibliografia pertinente a temática estudada, bem como visitou-se sites de bibliotecas universitárias em busca do uso de ferramentas da Web 2.0. Também foi desenvolvido um questionário para que se pudesse perceber o conhecimento e satisfação do usuário da Biblioteca Central da FURG sobre as questões da Web 2.0. A análise dos dados demonstraram que, em geral, falta conhecimento por parte dos usuários sobre o que é Web 2.0 e também do uso dessas ferramentas da Web 2.0 utilizadas pela Biblioteca Central da Universidades Federal do Rio Grande, como fonte de pesquisa acadêmica científica. Desta forma acredita-se na necessidade de promoção dos produtos e serviços da biblioteca, bem como o treinamento do usuário sobre o uso acadêmico científico das ferramentas da Web 2.0 na área de pesquisa estimulando o usuário a frenquentar o ambiente de pesquisa da B.C.
The question that motivates the structure of this work is to ascertain the satisfaction
of users of the Central Library of the Federal University of Rio Grande, on the
products and services of this unit on the context of Web 2.0. As specific objectives,
the research aims to identify the user's understanding of the Central Library on the
Web 2.0 theme, check which web 2.0 tools and if you know how to handle such tools.
Like what Web 2.0 tools could be offered by the Central Library. The research is
qualitative and descriptive in nature. The paper describes types of Web 2.0 tools
such as Blogs, Wikis, Flickr, Youtube, Facebook, Twitter, Social Bookmarking and
RSS specifying each by the contextualization of concepts studied. In practice survey
was conducted in the relevant literature studied topic and be visited websites of
university libraries in search of the use of Web 2.0 tools. A questionnaire for people
to really understand the knowledge and user satisfaction of the Central Library of
FURG on the issues of Web 2.0 has also been developed. Data analysis showed
that, in general, lack of knowledge among users about what is Web 2.0 and also the
use of these Web 2.0 tools used by the Central Library of the Federal University of
Rio Grande, as a source of academic scientific research. Thus it is believed in the
necessity of promoting the products and services of the library, as well as user
training on the scientific academic use of Web 2.0 tools in research ususário the
frenquentaro stimulating research environment of BC.