Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo analisar como ocorre a utilização do livro
eletrônico entre os alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do
Rio Grande - FURG. Através da construção de um questionário formularam-se
questões com o objetivo de identificar: o perfil dos alunos; o nível de conhecimento
sobre aspectos de informática; e as facilidades e dificuldades na utilização do livro
eletrônico. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualiquantitativa.
Os resultados mostram que, de maneira geral, o perfil dos alunos é
constituído por indivíduos do sexo feminino, com idades entre 18 a 27 anos. Os
alunos afirmam possuir facilidade no uso da informática e suas ferramentas, com
exceção ao aspecto “computação nas nuvens”. Constatou-se que a maioria dos
sujeitos sabe o que é livro eletrônico, embora a maior parte dos alunos nunca tenha
lido um livro neste novo modelo. Dentre os fatores de restrição ao uso do livro
eletrônico, o principal motivo relatado pelos alunos foi à preferência pelos livros
impressos. E o fator que impede o uso, baseia-se principalmente no cansaço visual.
Conclui-se que o livro eletrônico aparece no cotidiano dos sujeitos pesquisados,
mas, não é possível afirmar que sua presença seja efetiva entre os alunos.
This work analyzes the way students of Library Science of Universidade Federal do
Rio Grande – FURG use the electronic book. Constructing a questionnaire, questions
were formulated in order to identify: the students’ profile; their knowledge level on
computing aspects; and their strengths and difficulties in using the electronic book.
This work is a research of quantitative and qualitative nature. Results show that, in a
general way, the students’ profile consists of females, aged 18 to 27. Students claim
to have ease of use of informatics and its tools, except for the “clouding computing”
aspect. It was found that most subjects know what an electronic book is, although
most of the students have never read a book in this new model. Among the factors
limiting the use of the electronic book, the main reason reported by the students was
the preference for printed editions, and the factor that prevents the use is based
mainly in eyestrain. All of this leads to the conclusion that the electronic book
appears in the everyday subjects analyzed, but it’s not possible to claim that its
presence is effective among the students