Abstract:
O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa sobre os hábitos de leitura dos
estudantes da Faculdade Anhanguera do Rio Grande – RS. Foi elaborado e aplicado um
questionário que buscou responder questões como: a freqüência eles lêem livros e
material acadêmico no formato impresso e eletrônico; como eles se sentiam quando
liam algum material que estava disponível apenas pelo computador; o que costumam
fazer nas horas de lazer; qual o principal problema e a principal vantagem da leitura em
meio eletrônico; há quanto tempo eles usam a internet; se há três anos eles liam mais em
formato impresso ou eletrônico e se eles acham que o livro impresso irá acabar. A partir
da análise dos dados coletados foi possível caracterizar as práticas de leitura dos alunos
e assim destacar a preferência pela leitura de material acadêmico, seja ela impressa ou
eletrônica. Os resultados revelaram que é importante incentivar a leitura como forma de
lazer entre os estudantes.
The present work presents the result of the research on the habits of reading of the
students of the Anhanguera College of Rio Grande - RS. It was elaborated and applied a
questionnaire that it looked to answer questions as: the frequency they read books and
academic material in the format printed matter and electronic; as they felt themselves
when they read some material that was available only for the computer; what they
costumam to make in the leisure hours; which the main problem and the main
advantage of the reading in half electronic; it has how much time they use the Internet;
if they have three years read more in format printed matter or electronic and if they find
that the book printed matter will go to finish. From the analysis of the collected data it
was possible to characterize the practical ones of reading of the pupils and thus to
detach the preference for the reading of academic material, either it printed or
electronics, being thus of great importance for the proper College so that in the future it
also has an improvement of the quantity of its library and the students reading more
material academic can awake the taste for the reading as leisure form.