A colaboração científica entre os professores do curso de oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2005 – 2009)

Ortiz, Valquíria Sampaio

Abstract:

 
Atualmente, a ciência ocupa lugar de destaque na sociedade, que muitas vezes tem sido denominada como a era ou a sociedade do conhecimento. No contexto do Brasil, é sabido que recursos financeiros e materiais são escassos, o que torna de vital importância estudos que caracterizam a construção do conhecimento, pois desse modo, é possível melhor alocar seus recursos. Desse modo, foi feito um estudo bibliométrico que visa caracterizar a colaboração científica entre os professores doutores do curso de graduação em Oceanologia, no período de 2005 a 2009. Visa, através das referências bibliográficas, identificar os professores que colaboram entre si, qual o mais produtivo no período elencado, e também no período em que está vinculado à Universidade. Esse levantamento foi feito através da matriz de co-autorias, que permitiu a geração da rede de co-autorias pelo software UCINET, e também foi possível visualizar através de tabelas a média de artigos publicados. Foram considerados válidos para a pesquisa 34 professores. A média de vínculos dos professores é de 25 anos, e a sua produção total por período de vínculo é de 1090 artigos. Já no período estudado, a produção total é de 476 artigos, o que resulta na média de 14 artigos por professor por ano. Através de análise das redes sociais, foi possível constatar que os professores estão todos direta ou indiretamente conectados, não havendo nenhum grupo isolado. Além disso, é possível observar quais professores se destacam na rede. Verificou-se a necessidade de um estudo mais aprofundado sobre o assunto para que possa mapear a rede de colaborações na Universidade.
 
Currently, science occupies a prominent place in society, which has often been named as the age or the knowledge society. In the context of Brazil, is well known that financial and material resources are scarce, making it vitally important studies that characterize the construction of knowledge, because that way you can better allocate their resources. Thus, it was done a bibliometric study aimed to characterize the scientific collaboration among the teachers of the undergraduate course in Oceanology, in the period 2005 to 2009. Through the references, identify the teachers who work together, which is the most productive period in the cast, and also the period in which it is linked to the University. Have raised this was done through the matrix of co-authorship, which allowed the generation of the network of co-authorship by UCINET software, and it was also possible to view tables through the average of published articles. Were considered valid for 34 research professors. The average number of links for teachers is 25 years and their total production by bonding time is 1090 items. In the period studied, the total output of 476 articles, resulting in an average of 14 articles per teacher per year. Through analysis of social networks, it was concluded that teachers are all directly or indirectly connected, with no single group. Moreover, it is possible there was what teachers stand out in the network. There is a need for further study on the subject so you can map the network of collaborations at the University.
 

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia