Abstract:
Considera-se que os trabalhadores que desenvolvem atividades de soldagem constituam-se em
um grupo no qual a enfermagem possui ainda pouco conhecimento no que concerne a sua
inclusão como objeto de investigação ou mesmo como objeto de sua intervenção. E,
entendendo que o processo formador representa um momento prévio da prática e que ele
possa induzir/direcionar e habilitar práticas saudáveis, priorizar nesta pesquisa, como objetivo
de investigação, o processo de formação profissional de soldadores. Apresentam-se como
objetivos: (1) sintetizar a contribuição das pesquisas realizadas com aprendizes de solda; (2)
identificar a percepção de aprendizes de solda acerca dos fatores de risco físicos, químicos,
biológicos e fisiológicos a que estão expostos; (3) identificar os tipos de acidentes ocorridos
com aprendizes de solda; (4) relatar o desenvolvimento de uma intervenção socioambiental
como ferramenta de comunicação de risco à saúde de aprendizes de solda; (5) avaliar a
identificação de distúrbios de saúde autorreferidos por aprendizes de solda antes e após a
implementação de uma intervenção socioambiental de enfermagem. O presente estudo foi
realizado por meio de três métodos distintos com a finalidade de alcançar os objetivos
estabelecidos: revisão integrativa da literatura; estudo quantitativo, exploratório e descritivo e;
estudo quase experimental, não randomizado, do tipo antes e depois com aprendizes de solda.
A revisão realizada no período de 2002 a 20012, contou com a inclusão de dez textos. Os
mesmos abordavam a relação entre a exposição a fumos de solda e distúrbios respiratórios e
genéticos; a exposição ao manganês e distúrbios neuropsicológicos; o aprendizado on line da
teoria da solda; ferramentas de auxílio para o ensino da solda; estratégias para combater a
falta de habilidade de soldadores e a necessidade de treinamento para lidar com a automação
da solda. Um estudo quantitativo foi conduzido com 161 aprendizes de solda, durante o ano
de 2011. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista estruturada com os
aprendizes a respeito da percepção de riscos, da ocorrência de acidentes e do tempo de
experiência com solda. Os tipos de risco autorreferidos foram: físicos (96,9%); químicos
(95%); fisiológicos (86,3%) e biológicos (51,5%). Os acidentes de trabalho ocorreram com
39,7% da amostra. Queimaduras ocorreram com 27,3% dos aprendizes. A análise inferencial
mostrou que a frequência da percepção de fatores de risco aumenta conforme o tempo de
experiência dos aprendizes; os que já passaram por acidentes durante a atividade de solda
percebem maior quantidade de fatores de risco do que aqueles que nunca os vivenciaram. E,
Intervenção Sociooambiental de Enfermagem foi realizada com 86 aprendizes de solda. Os
resultados mostram diferença significativa para as médias pré e pós-teste em relação a
distúrbios osteomusculares e, aumento da média pós-teste para o sistema cardíaco,
respiratório e tegumentar. Ainda, houve correlação da idade dos aprendizes de solda com a
identificação de distúrbios de saúde.
It is considered that workers who engage welding constitute themselves into a group in which
nursing has still little knowledge regarding their inclusion as an object of research or even as
an object of its intervention. And, considering that the formation process represents a previous
moment of practice and that it can induce / directing and enabling healthy practices, prioritize
this research, objective research, the process of training of welders. We present the following
objectives: (1) summarize the contribution of research conducted with welding apprentices,
(2) identify the perception of welding apprentices about the risk factors physical, chemical,
biological and physiological they are exposed; (3) identify the types of accidents involving
welding apprentices, (4) report the development of an environmental intervention as a tool for
communicating health risk of welding apprentices, (5) evaluate the identification of health
disorders self-reported by welding apprentices before and after implementation of an
environmental intervention in nursing. The present study was conducted using three different
methods in order to achieve the objectives established: an integrative literature review,
quantitative, exploratory and descriptive, quasi-experimental study, nonrandomized type with
learners before and after welding. A review conducted in the period from 2002 to 20012,
counted with the inclusion of ten texts. They addressed the relationship between exposure to
welding fumes and respiratory disorders and genetic exposure to manganese and
neuropsychological disorders; online learning theory soldering; tools to aid the teaching of
welding; strategies to combat the lack of ability of welders and the need for training to deal
with the automation of welding. A quantitative study was conducted with 161 welding
apprentices during the year 2011. Data collection was conducted through a structured
interview with the learners about the perception of risks of accidents and years of experience
with soldering. The types of risk sel-reported were: physical (96.9%), chemicals (95%),
physiological (86.3%) and biological (51.5%). Work accidents occurred with 39.7% of the
sample. Burns occurred with 27.3% of the learners. The inferential analysis showed that the
frequency of perception of risk factors increases as the length of experience of the learners,
those who have experienced accidents during activity welding perceive a higher amount of
risk factors than those who never experienced. And nursing socioenvironmental intervention
was performed with 86 welding apprentices. The results show a significant difference for the
mean pre-and post-test in relation to musculoskeletal disorders, and increase the average posttest
for the cardiac, respiratory and cutaneous. Still, there was correlation of welding
apprentices with identifying health disorders.
Se considera que los trabajadores que se dedican a la soldadura se constituyen en un grupo en
el que la enfermería tiene todavía poco conocimiento en cuanto a su inclusión como objeto de
investigación, o incluso como un objeto de su intervención. Y, teniendo en cuenta que el
proceso de formación representa un momento anterior de la práctica y que pueda inducir /
dirigir y permitir prácticas saludables, dar prioridad a la investigación, la investigación
objetiva, el proceso de formación de soldadores. Se presentan los siguientes objetivos: (1)
resumir la contribución de la investigación llevada a cabo con los aprendices de soldadura, (2)
identificar la percepción de los aprendices de soldadura sobre los factores de riesgo físicos,
químicos, biológicos y fisiológicos que están expuestos, (3) identificar los tipos de accidentes
relacionados con los aprendices de soldadura, (4) presenta el desarrollo de una intervención
ambiental como una herramienta de comunicación riesgo para la salud de los aprendices de
soldadura, (5) evaluar la identificación de los trastornos de salud auto-referidos por aprendices
de soldadura antes de y después de la implementación de una intervención ambiental en la
enfermería. El presente estudio se llevó a cabo utilizando tres métodos diferentes para lograr
los objetivos establecidos: una revisión integradora de la literatura, cuantitativo, exploratorio
y descriptivo, estudio cuasi-experimental, no aleatorizado tipo con los alumnos antes y
después de la soldadura. Un análisis realizado en el período de 2002 a 20012, se contó con la
inclusión de diez textos. Se abordó la relación entre la exposición a los humos de soldadura y
los trastornos respiratorios y la exposición genética a los trastornos neuropsicológicos y
manganeso; teoría de aprendizaje en línea de soldadura, herramientas de ayuda a la enseñanza
de la soldadura, las estrategias para combatir la falta de capacidad de los soldadores y la
necesidad de formación para hacer frente a la automatización de la soldadura. Un estudio
cuantitativo se realizó con 161 aprendices de soldadura durante el año 2011. La recolección
de datos se realizó a través de una entrevista estructurada con los alumnos sobre la percepción
de los riesgos de accidentes y años de experiencia en soldadura. Los tipos de auto-referidos de
riesgo fueron: física (96,9%), productos químicos (95%), fisiológicos (86,3%) y biológicos
(51,5%). Los accidentes de trabajo se produjo con un 39,7% de la muestra. Burns tuvo lugar
con el 27,3% de los alumnos. El análisis inferencial mostró que la frecuencia de la percepción
de los factores de riesgo aumenta a medida que la duración de la experiencia de los alumnos,
los que tienen accidentes experimentados durante la soldadura actividad percibir una mayor
cantidad de factores de riesgo que los que nunca había experimentado. Y la intervención de
enfermería sociooambiental se realizó con 86 aprendices de soldadura. Los resultados
muestran una diferencia significativa en la media de pre-y post-test en relación con los
trastornos músculo-esqueléticos, y aumentar la media en el test para él. Cardiaca, respiratoria
y cutánea Sin embargo, hay una correlación de los aprendices de soldadura con la
identificación de problemas de salud.