-
-
Bexiga, Victor Sardinha
(2015)
Nesta dissertação relatamos a experiência da aplicação do produto educacional "Ensinando Física com Foguetes de Água e utilizando TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) através de uma proposta multidisciplinar" a ...
-
-
Damasceno, Julio Cesar Gonçalves
(2016)
Neste trabalho, buscamos apresentar a Astronomia como tema motivador para o ensino
de Física e Ciências, assim se configurando em um facilitador nos processos de
ensino/aprendizagem. Ao elencar alguns dos problemas ...
-
-
Ferreira, Luis Henrique Lucas
(2023)
Este trabalho trata do desenvolvimento e da aplicação do produto educacional intitulado Radiações Ionizantes e suas aplicações no contexto do ensino de Ondas com uma abordagem multidisciplinar e integrada a campanha de ...
-
-
Oliveira, Jader Rodrigues Sousa
(2020)
Nos últimos anos, cada vez mais projetos tem surgido para tornar a disciplina de Física mais agradável/proveitosa aos alunos do Ensino Médio, sendo essa uma das disciplinas que os alunos, em sua maioria, menos gostam. Com ...
-
-
Leidens, Matheus
(2014)
Estudo da Dose Absorvida em Mamografia Usando o Método Monte Carlo - PENELOPE
A principal motivação para a realização do exame da mama através do uso de raios
X é a detecção precoce do câncer de mama. No entanto, a dose ...
-
-
Pires, Jankiel Robert Lopes
(2019)
Este trabalho busca algo fundamental na docência: a melhoria da prática daquele que ensina e está sempre aprendendo. Neste sentido, este quis se enveredar por um caminho que se aproximasse o máximo possível da pedagogia ...
-
-
Ávila, Daniel da Silva de
(2016)
Esta atividade tem por objetivo apresentar um jogo de cartas projetado
com a finalidade de ser mais um recurso voltado a cativar a atenção de alunos
para o estudo da física. Embora exista uma extensa lista de jogos que ...
-
-
Menezes, Fábio Machado de
(2019)
Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise de uma situação de estudo sobre Física daAtmosfera, através da contextualização. Foram elaborados planos de aula voltados para o 2º ano do ensino médio, buscando a ...
-
-
Schroeder, Claudio de Werk
(2016)
Este trabalho é o resultado da aplicação de uma Sequência Didática, intitulada:
“INDO ALÉM DAS TRÊS FASES DA MATÉRIA”. Esta sequência didática foi aplicada à estudantes de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do ...
-
-
Gonçalves, Jeferson Dias
(2013)
Os espalhamentos elásticos elétron-elétron e elétron-pósitron são
processos de fundamental importância na natureza. Sua realização
em colisores com feixes de elétrons altamente polarizados e considerável
produção de ...
-
-
Rodrigues, Marco Aurélio Torres
(2015)
Não é segredo que docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF) trabalham
com todas as disciplinas e que a maioria destas professoras é oriunda dos cursos de
Pedagogia. Com um pouco de cuidado na análise da ementa ...
-
-
Pereira, Juliana Cougo
(2014)
Este trabalho apresenta um estudo da simetria morfológica estrutural
de galáxias. Utilizamos o catálago de galáxias Frei (1996) e EFIGI, SDSS
(Baillard et al. 2011) para determinar a utilidade da assimetria como umparâmetro ...
-
-
Jerzewski, Valéria Bonetti
(2015)
Nesta dissertação apresento uma proposta de modernização curricular para o Ensino
Médio por meio de introdução de temas de Física Moderna e Contemporânea. Com a
opção de trabalhar a área de Ciências da Natureza como um ...
-
-
Jerzewski, Valéria Bonetti
(2015)
Nesta dissertação apresento uma proposta de modernização curricular para o Ensino Médio por meio de introdução de temas de Física Moderna e Contemporânea. Com a opção de trabalhar a área de Ciências da Natureza como um ...
-
-
Martinez, Cristiane
(2018)
No presente trabalho apresento uma sequência didática, que foi implementada em turmas de segundo ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, na cidade de Rio Grande. Com o objetivo de buscar inovações ...
-
-
Fiuza, Graciela Sasso
(2016)
A importância de reformular os métodos de ensino e aprendizagem, a necessidade de estabelecer um ensino de qualidade em que os estudantes deixem de ser passivos e se tornem pessoas observadoras e críticas faz-se considerar ...
-
-
Silveira, Alexsandro Neves
(2023)
A presença do celular em sala de aula é um desafio e pretendemos, ao invés de
enfrentar tentando minar sua presença nas salas de aula, usá-lo como um aliado no
processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Física. Nesse ...
-
-
Rubira, Véra Maria Munhoz
(2015)
Este resumo emerge de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa Mestrado Nacional Profissional em Ensino de física- MNPEF do Polo 21, sediado na Universidade Federal do Rio Grande- FURG. A pesquisa tem por objetivo ...
-
-
Torma, Edilson da Silva
(2015)
Esta dissertação de mestrado apresenta compreensões sobre a constituição e a implementação de um produto educacional - uma sequência didática investigativa em circuitos elétricos para o ensino médio. Uma proposta didática ...
-
-
Farias Júnior, Clark Ferreira
(2018)
Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF), polo 21 da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Diante disso, apresenta-se o resultado do desenvolvimento do produto educacional ...