-
-
Ferreira, Samuel Crissandro Tavares
(2018)
A educação popular não é um método estanque, engessado e por si só finalizado. A educação popular é uma perspectiva político-pedagógica latinoamericana construída pelo povo e com povo, com a incumbência de superar as ...
-
-
Machado, Gisele Maria Rodrigues
(2018)
Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: culturas, identidades e diferenças, com o objetivo de analisar narrativas de professores(as) sobre as relações étnico-raciais ...
-
-
Altamor, Pâmela Rodrigues
(2017)
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU/FURG. O estudo foi realizado com três educadoras da EJA e teve comotemática principal a formação continuada para os educadores de jovens e ...
-
-
Corrêa, Jonathan Terra
(2017)
Nesta dissertação, buscamos investigar e compreender as referências formativas que os professores de Educação Física, em início de carreira na Educação Básica, mobilizam na (re)organização e no desenvolvimento da sua prática ...
-
-
Lopes, Emanuele Dias
(2018)
Esta dissertação apresenta análises da investigação intitulada "O ensino da cidade para crianças em perspectiva: Olhares sobre materiais didáticos utilizados por professoras dos Anos Iniciais", que foi desenvolvida no ...
-
-
Felix Junior, Paulo Roberto Marczuk
(2015)
Este estudo busca compreender os processos de Constituição de professores de Seminário Integrado frente à proposta que emerge do documento do Ensino Médio Politécnico. Portanto, o principal objetivo desta dissertação de ...
-
-
Claro, Lisiane Costa
(2014)
O presente estudo aborda a temática da educação escolar nas comunidades
tradicionais. Essa abordagem ocorre a partir do estudo de caso da Ilha da Torotama,
Rio Grande/RS. É reconhecido que as comunidades tradicionais ...
-
-
Kaiser, Suzana
(2014)
A presente investigação se insere na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEDU\FURG e teve como problemática central compreender ...
-
-
Katz, Elvis Patrik
(2018)
O autodenominado Escola Sem Partido é uma espécie de movimento social que ao longo dos últimos anos vem atacando sistematicamente a categoria docente. Fundada em 2004, a organização tem por finalidade combater a existência ...
-
-
Fioravante, Ana Paula Gonçalves
(2014)
A presente dissertação de mestrado vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em
Educação – PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, estando situada
na linha de pesquisa Culturas, linguagens e utopias. O estudo ...
-
-
Ávila, Dárcia Amaro
(2014)
É na busca por compreender a inserção e participação de mulheres na política partidária na contemporaneidade que esta dissertação, situada na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias, tem como objetivo analisar as ...
-
-
Pereira, Eveline Caren Genesini
(2018)
A presente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, situada na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias. Aborda como ...
-
-
Marques, Liane Orcelli
(2015)
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e teve como objetivo principal compreender como as ...
-
-
Hernani, Maria de Los Angeles Chavez
(2016)
A presente dissertação busca abordar a questão da formação inicial de professores depedagogia em um estudo comparativo entre Peru e Brasil. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar as normatizações e currículo ...
-
-
Silveira, Maria Caroline Aguiar da
(2019)
A formação de professores está vinculada aos saberes construídos ao longo do percurso formativo, para além dos estabelecidos no currículo. Porém, no percurso de formação curricular institucional, tornam-se mais evidentes ...
-
-
Linck, Lucas Costa
(2018)
A presente dissertação teve como temática os currículos de formação inicial em Educação Física e os espaços de atuação não escolares e objetivou identificar e problematizar as relações potentes entre esses currículos e a ...
-
-
Cavalheiro, Ariana Souza
(2016)
Esta pesquisa tem como objetivo analisar se/como as discussões sobre os gêneros e as sexualidades estão sendo apresentadas dentro do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Programa destinado à ...
-
-
Neves, Júlia Guimarães
(2016)
A dissertação intitulada Histórias de vida no contexto da Educação Popular: narrativas, projetos de vida e (auto)formação foi desenvolvida no âmbito do curso pré-universitário popular Maxximus, vinculado ao Programa de ...
-
-
Lima, Luciano Soares
(2018)
Torna-se imperativo que os processos educativos contemplem questões relacionadas a valores etico-estéticos que possibilitem questionamentos e tomadas de posição com relação à importância de uma vida pautada pela boa ...
-
-
Ferreira, Daiane Ferreira
(2018)
A presente dissertação integra a linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias, do programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu, da Universidade Federal Do Rio Grande - FURG. A pesquisa tem como objetivo compreender ...