Show simple item record

dc.contributor.author Souza, Altamir da Silva
dc.contributor.author Silva, Cassiano Paes da
dc.date.accessioned 2011-05-30T08:26:28Z
dc.date.available 2011-05-30T08:26:28Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation SOUZA, Altamir da Silva; SILVA, Cassiano Paes da. O consumo na vida de adolescentes de diferentes condições socioeconômicas: uma reflexão para o marketing no Brasil. Cadernos EBAPE.BR (FGV), Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 1-18, 2006. Disponível em: <http://app.ebape.fgv.br/cadernosebape/asp/dsp_texto_completo.asp?cd_pi=402631> Acesso em: 29 Maio 2011. pt_BR
dc.identifier.issn 1679-3951
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/616
dc.description.abstract O sistema capitalista cresce a partir do excesso de produção e consumo. Os riscos dessa concepção são visíveis para o futuro do planeta. Esse sistema valoriza a imagem, os símbolos, a moda, a hiper-realidade e o valor de troca. O marketing exerce papel preponderante nesse contexto, mediante estratégias que elevam as expectativas de consumo de diferentes segmentos da sociedade, como é o caso dos adolescentes com e sem poder aquisitivo. Entendendo a relevância da realização de estudos críticos no contexto brasileiro, analisamos o comportamento desses atores diante de tais aspectos e refletimos a respeito da contribuição de estratégias que incentivam o consumo. Nesse sentido, realizamos um estudo qualitativo, utilizando múltiplas técnicas de investigação, com a participação de 15 adolescentes. As informações obtidas revelam o interesse e a vulnerabilidade dos adolescentes no que diz respeito às estratégias de marketing dos produtos que costumam ou desejam consumir. Tais constatações abrem caminho para uma ampla discussão em torno do tema. pt_BR
dc.description.abstract The capitalism system grouth starts from production and consumption in excess. This situation involver serious implications for the future of the preponderant role in such context through strategies which increases consumption expectarions of different segments in society. That is the case of teenagers with or without purchasing power. Considering the importance of critical studies in the Brazilian context, we analyzed these actors’ behavior concerning such aspects and we reflected on the strategies used to motivate consumption. In the sense, we’ve accomplished a qualitative study, using multiple investigation techaniques with 15 teenagers who have participated in the study. This investigation revealed teenarges’ interest an their vulnerability dealing with marketing strategies of their favourite products. Such verification clears the way to-wards a wide discussion on the subject pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access
dc.subject Adolescentes pt_BR
dc.subject Consumo pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Teenagers pt_BR
dc.subject Consumption pt_BR
dc.title O consumo na vida de adolescentes de diferentes condições socioeconômicas: uma reflexão para o marketing no Brasil pt_BR
dc.title.alternative The consumption in the life of teenagers of different socioeconomic classes: a reflection for thr marketing in Brazil pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos
  • Show simple item record