Abstract:
Esta dissertação analisa uma das etapas da evolução do jornal Artista, publicado
na cidade do Rio Grande, enfocando a sua gênese, transcorrida entre 1862 e 1863.
Nessa época o periódico era uma pequena publicação semanal, voltada essencialmente
aos artífices, de modo particular, e aos trabalhadores em geral, desenvolvendo uma
construção discursiva específica que visava atingir tal público leitor. Ao estudar tal
período, este trabalho busca abordar o periódico como um documento essencial para
promover a pesquisa histórica e a partir dela desenvolver estratégias para o ensino da
História. Nessa linha, o objetivo geral da dissertação é o de estudar a imprensa como
importante fonte para o ensino e a pesquisa em História, e os objetivos específicos são os
de analisar o ano inicial de existência do Artista como um típico representante da pequena
imprensa; estudar os mais importantes componentes da construção discursiva do jornal e
suas principais características editoriais; destacar conteúdos das páginas do periódico
propícios à utilização em sala de aula; estabelecer estratégias de ensino usando as
informações do Artista como fonte para o aprendizado da História; e promover, através da
pesquisa-ação, estudos de caso acerca da aplicabilidade de textos do Artista como
ferramentas para promover o ensino da História.
This dissertation examines one of the stages of evolution of the Artista newspaper
published in the city of Rio Grande focusing its genesis, elapsed between 1862 and 1863.
At that time the journal was a small weekly publication, focused mainly to the craftsmen, in
particular, and workers in general, developing a specific discursive construction aimed at
achieving that readership. By studying this period, this work seeks to address the journal
as an essential to promote historical research document and from it develop strategies for
teaching History. In this line, the overall objective of the dissertation is to study the press
as an important source for teaching and research in History, and specific objectives are to
analyze the initial year of the Artista as a typical representative of the small press; study
the most important components of the discursive construction of the newspaper and its
main editorial features; highlight the contents of the pages that support use regular
classroom; establish teaching strategies using information from the Artista as a source for
learning History; and promote, through action research, case studies on the applicability of
the Artista texts as tools to promote the teaching of History.