Show simple item record

dc.contributor.advisor Barcelos, Artur Henrique Franco
dc.contributor.author Veríssimo, André do Nascimento
dc.date.accessioned 2016-08-05T12:34:36Z
dc.date.available 2016-08-05T12:34:36Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation VERÍSSIMO, André do Nascimento. Consciência histórica: uma experiência sobre o contar a vida em trinta e quatro narrativas. 2015. 160 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6272
dc.description.abstract O presente trabalho busca uma ruptura com a estrutura tradicional, calcada nos conteúdos programáticos, através de uma prática desenvolvida com alunos do ensino fundamental e médio. Assim tornando viável uma situação onde seja perceptível a tomada de uma Consciência Histórica e o reconhecimento como sujeito histórico restabelecendo, em outro patamar, o vínculo e o interesse com a disciplina de História do currículo escolar. Permitindo de maneira concreta, na forma de situações particulares, pela construção de narrativas individuais com base em fotografias, o provocar, o estímulo no alunato para uma reflexão sobre a história de suas vidas e as consequentes formas de interpretação. Passando pela ação do lembrar e do alcançar a memória na presença de sentimentos e emoções. Pela atividade proposta e discussão sobre a consciência histórica, com o devido aporte de Jörn Rüsen, foram criadas as condições possíveis aos discentes para a reflexão e o sentir de que a História é também a sua história, uma vez que, possuidores de uma história individual, ligam-se aos demais, em uma História coletiva. pt_BR
dc.description.abstract This work aims at a break of the traditional structure, grounded by the planned contents, through a work-out developed with students from primary school and high school making feasible a practice through which the insight of Historical Conscience can be taken for granted and also the awareness as history protagonist, recalling, upon other basis, the connection and the concern with History as a subject of school matter, providing explicitly, in singular circumstances, by the building of specific narratives supported by photographs, the stirring, the inducement of the students to a reflection about their own lives and the concerning ways of interpreting it, stepping on the trails of memory facing inner feelings and emotions. The proposed activity and the discussion about historic conscience, with the aid of Jörn Rüsen, furnished support for the students to reflect about and feel that History is also their own histories, regarding that having an individual history they get linked to the others in a collective history. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Consciência histórica pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Sentimentos pt_BR
dc.subject Historical consciousness pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.subject Feelings pt_BR
dc.title Consciência histórica: uma experiência sobre o contar a vida em trinta e quatro narrativas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História
  • Show simple item record