dc.contributor.advisor |
Barcelos, Artur Henrique Franco |
|
dc.contributor.author |
Veríssimo, André do Nascimento |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-05T12:34:36Z |
|
dc.date.available |
2016-08-05T12:34:36Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
VERÍSSIMO, André do Nascimento. Consciência histórica: uma experiência sobre o contar a vida em trinta e quatro narrativas. 2015. 160 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação. Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6272 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho busca uma ruptura com a estrutura tradicional, calcada nos
conteúdos programáticos, através de uma prática desenvolvida com alunos do
ensino fundamental e médio. Assim tornando viável uma situação onde seja
perceptível a tomada de uma Consciência Histórica e o reconhecimento como
sujeito histórico restabelecendo, em outro patamar, o vínculo e o interesse com a
disciplina de História do currículo escolar. Permitindo de maneira concreta, na forma
de situações particulares, pela construção de narrativas individuais com base em
fotografias, o provocar, o estímulo no alunato para uma reflexão sobre a história de
suas vidas e as consequentes formas de interpretação. Passando pela ação do
lembrar e do alcançar a memória na presença de sentimentos e emoções. Pela
atividade proposta e discussão sobre a consciência histórica, com o devido aporte
de Jörn Rüsen, foram criadas as condições possíveis aos discentes para a reflexão
e o sentir de que a História é também a sua história, uma vez que, possuidores de
uma história individual, ligam-se aos demais, em uma História coletiva. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work aims at a break of the traditional structure, grounded by the planned
contents, through a work-out developed with students from primary school and high
school making feasible a practice through which the insight of Historical Conscience
can be taken for granted and also the awareness as history protagonist, recalling,
upon other basis, the connection and the concern with History as a subject of school
matter, providing explicitly, in singular circumstances, by the building of specific
narratives supported by photographs, the stirring, the inducement of the students to a
reflection about their own lives and the concerning ways of interpreting it, stepping on
the trails of memory facing inner feelings and emotions. The proposed activity and
the discussion about historic conscience, with the aid of Jörn Rüsen, furnished
support for the students to reflect about and feel that History is also their own
histories, regarding that having an individual history they get linked to the others in a
collective history. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Consciência histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.subject |
Sentimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Historical consciousness |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Memory |
pt_BR |
dc.subject |
Feelings |
pt_BR |
dc.title |
Consciência histórica: uma experiência sobre o contar a vida em trinta e quatro narrativas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |