dc.contributor.advisor |
Schiavon, Carmem Gessilda Burgert |
|
dc.contributor.author |
Schneid, Carla Rejane Barz Redmer |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-10T00:16:10Z |
|
dc.date.available |
2016-08-10T00:16:10Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
SCHNEID, Carla Rejane Barz Redmer. Educação patrimonial: projetos de ensino por meio de bens patrimoniais do município de São Lourenço do Sul (RS). 2014. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6289 |
|
dc.description.abstract |
O ensino de História, na atualidade, passa por um período de transformação em suas
metodologias de ensino, tendo em vista o novo olhar para o seu principal objetivo, que é,
fundamentalmente, o de compreender as relações humanas, a vida. Sendo assim, o
presente trabalho tem como objetivo central a busca de estratégias de ensino que possam
auxiliar no ensino da História local, a partir dos princípios da Educação Patrimonial, que
tem como estratégia de ação, a identificação e a interação com os bens culturais. Esta
temática desperta o interesse, principalmente, pela observação de práticas pedagógicas
durante alguns anos nas salas de aula, onde se percebe a necessidade de alternativas e
possibilidades que tornem o ensino de História mais dinâmico para os alunos. Dessa forma,
a Educação Patrimonial surge como alternativa para a superação destas carências
didáticas e pedagógicas e, com esta metodologia, pretende-se trabalhar com alguns bens
culturais identificados por meio da pesquisa com alunos do Ensino Fundamental da Rede
Municipal de São Lourenço do Sul, servindo estes como documentos e fontes para (re)
significar a construção do conhecimento histórico no município. Desse modo, a presente
Dissertação encontra-se estruturada em três capítulos; o primeiro capítulo consiste na
abordagem dos pressupostos da Educação Patrimonial e sua utilização para o ensino da
História local, amparada nos bens patrimoniais destes locais; no segundo capítulo,
descreve-se o processo da coleta de dados e informações que levaram à identificação dos
bens patrimoniais do Município de São Lourenço do Sul. No último capítulo, de posse de
bens patrimoniais coletados, eles serão classificados como materiais ou imateriais, bem
como as suas descrições históricas e a sua importância cultural. Assim, a partir destes
capítulos, observa-se que os bens culturais identificados passam a ser fontes para o ensino
de História das cidades, permitindo a ampliação do espaço restrito apenas à sala de aula,
tornando o aprendizado mais dinâmico, reflexivo e despertando o sentimento de
pertencimento. Além disso, como produto desta pesquisa, apresenta-se uma proposta de
cartilha (voltada principalmente para as séries iniciais do ensino fundamental) elaborada
com base na pesquisa dos bens culturais do município, sendo estes os pontos de partida
para o ensino da História local. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The teaching of history nowadays goes through a period of transformation in its teaching
methods, considering the new way to look for your main objective, which is basically to
understand human relationships, the life. Therefore, this study is mainly aimed the search
for teaching strategies that could assist in the teaching of the local history, from the principles
of the Heritage Education, that has as action strategy, the identification and interaction with
cultural goods. This thematic awakens the interest, mainly by observing pedagogical
practices for a few years in the classroom, where one realizes the need for alternatives and
possibilities to make the most dynamic history teaching for students. Thereby, the Heritage
Education arises as an alternative to overcome these didactic and pedagogical needs and,
with this methodology, we intend to work with some cultural goods identified through
research with elementary school students of the city of São Lourenço do Sul, serving these
as documents and sources to (re) define the construction of historical knowledge in town.
Thus, the present dissertation was structured in three chapters; the first chapter consists in
the approach of the assumptions of the Heritage Education and its use for the teaching of
local history, based on the heritage assets of these places; the second chapter describes
the process of data collection and information that has led to the identification of heritage
assets of São Lourenço do Sul. In the last chapter, in ownership of the collected heritage
assets, they will be classified as material or immaterial, as well as its historical descriptions
and their cultural importance. Thus, from these chapters, it is observed that the identified
cultural objects become sources for teaching history of cities, allowing the expansion of the
restricted space only to the classroom, by making the learning more dynamic, reflective and
awakening the feeling of belonging. In addition, as a product of this research, it is presented
a primer proposal (mainly focused on the early grades of elementary school) designed
based on the research of cultural property from the city, being these the starting points for
the teaching of local history. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação patrimonial |
pt_BR |
dc.subject |
História local |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Bens culturais |
pt_BR |
dc.subject |
Memória |
pt_BR |
dc.subject |
São Lourenço do Sul (RS) |
pt_BR |
dc.subject |
Heritage education |
pt_BR |
dc.subject |
Local history |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching history |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural property |
pt_BR |
dc.subject |
Memory |
pt_BR |
dc.title |
Educação patrimonial: projetos de ensino por meio de bens patrimoniais do município de São Lourenço do Sul (RS) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |