O teatro operário em Rio Grande como experiência de educação não-formal: relações de gênero na República Velha na obra “Amor e ouro”

Macedo, Sabrina Meirelles

Abstract:

 
O presente trabalho tem por objetivo analisar as questões de Gênero veiculadas a partir do teatro operário na cidade do Rio Grande, que nos anos iniciais do século XX foi um agente educativo relevante na organização do operariado local, e sua relação com a formação da consciência histórica dos sujeitos envolvidos nesta prática cultural. Para tal fim, realizar-se-á a análise da obra dramatúrgica Amor e Ouro (1906), de autoria da militante libertária Agostina Guizzardi, ativa intelectual do movimento operário, bem como de outros escritos desta e de outros militantes do operariado rio-grandino, buscando-se, assim, estabelecer um diálogo entre as muitas vozes que compunham esta prática educativa. Nesse contexto, esta pesquisa estabelecerá um diálogo entre História e Literatura, adotando como diretrizes norteadoras os pressupostos da Nova História Cultural, referencial teórico este que alargou o campo de pesquisa histórica, abrindo espaço para a inserção de novos sujeitos e outras fontes, entre elas, o texto literário.
 
This paper intends to analyze the gender issues linked to the workers‟ theater in the city of Rio Grande, south of Brazil. This theater was a significant educational agent in the organization and formation of the local working class‟ historical consciousness‟s. Thus we analyze the dramaturgical work of Agostina Guizzardi, such as Amor e Ouro (1906) amongst other titles from local working class‟ militants, seeking thereby to establish a dialogue among the many voices that made up this educational practice. Agostina was a militant libertarian and an active intellectual of the workers‟ movement. In this context, this research establishes a dialogue between History and Literature. We adopt as guiding principles the assumptions of the New Cultural History, the theoretical referential which extended the field of historical research, making room for the inclusion of new subjects and other sources, including the literary text.
 

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  • ICHI - Mestrado Profissional em História