Abstract:
Este trabalho buscou investigar a importância da educação patrimonial no processo de reconhecimento de bibliotecas históricas enquanto instituições patrimoniais e as possibilidades de atuação do profissional bibliotecário neste contexto, sendo o objeto de estudo desta pesquisa a Biblioteca Rio-Grandense, localizada na cidade de Rio Grande (RS). Nota-se que esta tem passado despercebida pela comunidade local, situação possivelmente explicada, segundo observações pessoais da autora, pelo comportamento da própria entidade, a qual denota pouca expressividade quanto a realização de atividades culturais, fato que possivelmente vem interferindo na relação e na possibilidade de maiores interações da mesma com a população entorno. Logo, esta pesquisa buscou averiguar quais têm sido as estratégias encontradas pela referida instituição para se fazer perceber junto à comunidade riograndina, especialmente sob o seu aspecto patrimonial. De caráter exploratóriodescritivo, seguindo uma abordagem qualitativa, assume a forma de estudo de caso. Para sua consecução se elaborou um questionário semiestruturado que foi aplicado no período de julho a agosto de 2015 junto às bibliotecárias e equipe gestora da Biblioteca Rio-Grandense, prosseguindo a tabulação e observação crítica das informações coletados adotando o método da Análise de Conteúdo. O conjunto de dados analisados implicou o surgimento de categorias temáticas: Temporalidade; Valor cultural sublimado; Pouco uso popular, quando se questionou se os sujeitos acreditavam que a Biblioteca Rio-Grandense seria reconhecida como elemento patrimonial pela comunidade local; Centralização do planejamento organizacional; Realização de atividades, acerca do planejamento estratégico e projetos para dar visibilidade popular à biblioteca e seu acervo; Serviços culturais restritos; Entrave financeiro, referente a quais ações culturais são executadas pela Biblioteca Rio Grandense; Práticas literárias; Uso do acervo; Público direcionado, relativas a quais atividades que desenvolveriam para divulgar a Biblioteca Rio-Grandense. Pensando ainda no aspecto da mediação cultural foram sugeridas algumas ações que a Biblioteca poderá empregar visando a uma maior aproximação e comunicação com a população local.
This study aimed to investigate the importance of heritage education in the recognition process of historical libraries as heritage institutions and professional performance opportunities for the librarian in this context, being the object of study of this research the Rio-Grandense Library, located in the city of Rio Grande (RS, Brazil). Note that this has gone unnoticed by the local community, a fact that has possibly interfering in the relationship and the possibility of greater interaction of the same with the surrounding population. This research aimed to investigate the strategies which have been found by this institution to do to realize by the local community, especially under its equity aspect. Exploratory and descriptive, following a qualitative approach, takes the form of case study. For their achievement it produced a semi-structured questionnaire that was applied in the period from 2015 July to August, with the librarians and management team of the Rio-Grandense Library, continuing the tab and critical observation of the collected information by adopting the method of Content Analysis. The data analyzed resulted in the emergence of thematic categories: Temporality; Cultural value sublimated; Unpopular use when it questioned whether the subjects believed that the Rio-Grandense Library would be recognized as an equity element for the local community; Centralization of organizational planning; Carrying out activities on the strategic planning and projects to give visibility to the popular library and its collection; Restricted cultural services; Financial obstacle, regarding which cultural actions are performed by Rio-Grandense Library; Literary practices; Use of the acquis; Public directed, regarding the specific activities that develop to spread the Rio-Grandense Library. Still thinking in the aspect of cultural mediation were suggested some actions that the Library can employ in order to get closer and communication with local people.