Abstract:
Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, que teve por
objetivo analisar as mensagens, acerca da promoção da saúde sexual e reprodutiva,
produzidas por adolescentes de escolas públicas e particulares da cidade do Rio Grande, num
concurso de redação e música promovido pelo Grupo Gestor Municipal (GGM) do Projeto
Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), nos anos de 2007 e 2008. Após autorização pelo GGM
para realização deste estudo, foram disponibilizadas para reprodução, via xérox, as 29
redações e as três letras de músicas inscritas nos concursos. Para o tratamento dos dados
utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Participaram 35
adolescentes, sendo 25 moças e dez rapazes, com idades entre onze e dezessete anos. Quanto
à escolaridade, dois frequentavam a quinta série; doze a sexta, doze a sétima e nove a oitava.
Apreendeu-se que, em sua produção textual, os(as) adolescentes revelaram as
vulnerabilidades e fortalezas referentes à saúde sexual e reprodutiva. Entre os inúmeros
fatores que aumentam a vulnerabilidade individual, social e programática, discorreram sobre a
carência de informações, a dificuldade para transformar o conhecimento em prática, a
sensação de imunidade, a violência familiar, a conduta repressora de pais e mães, as
mensagens de cunho sexual veiculadas pela mídia, a necessidade de serem aceitos(as) pelo
grupo, preconceitos, e falta de ações governamentais direcionadas a adolescentes. No que se
refere às fortalezas, sabem que a informação é uma importante aliada para a promoção da
saúde sexual e reprodutiva citando, entre as fontes acessíveis, os serviços públicos de saúde, a
família e a escola. Demonstraram conhecimento acerca da alarmante propagação da epidemia
da AIDS entre jovens, conhecendo os sinais e sintomas das DSTs mais comuns e as formas de
prevenção. As moças enfatizaram a necessidade de compartilhar a responsabilidade
preventiva com os rapazes, bem como de amor próprio e respeito mútuo. O acesso aos
serviços de saúde também foi apresentado como indispensável ao adolescer saudável. Os(as)
jovens demonstraram conhecimento sobre drogas seus efeitos e consequências. Referem-se à
adolescência como um período gostoso, repleto de dúvidas, mas também cheio de
potencialidades. Assim, os mesmos componentes apresentados como desencadeadores de
vulnerabilidade podem torná-los(as) fortes e capazes de superar os desafios comuns a essa
etapa da vida. Para que tal superação ocorra, é necessário que tenham acesso à informação e a
problematizem; que sejam capazes de incorporá-las ao cotidiano, adotando práticas protegidas
e protetoras; que haja diálogo, despido de tabus, censuras e preconceitos no ambiente
familiar; que as escolas adotem de forma transversalizada temáticas referentes à saúde sexual
e reprodutiva; que os serviços de saúde tenham infraestrutura para assegurar os direitos
contidos no Estatuto da Criança e do Adolescente; entre outras estratégias fortalecedoras.
This is an exploratory-descriptive study with a qualitative approach which aimed at analyzing
messages produced by adolescents from public and private schools in the city of Rio Grande.
They wrote about the promotion of sexual and reproductive health, in a writing and music
competition promoted by the Municipal Manager Group (abbrev. GGM in Portuguese) of the
Project ‘Health and Prevention in the Schools’ (SPE in Portuguese), in 2007 and 2008. After
being given permission by GGM to accomplish the present research, all the 29 writings and 3
lyrics of the competitions were made available, via photocopies, for reproduction. Data were
analyzed through thematic content analysis. Thirty-five teenagers participated in the
competitions, 25 girls and 10 boys, aged between 11 and 17 years old. As for schooling, 2
attended fifth grade, 12 attended sixth grade, 12 attended seventh grade, and 9 attended eighth
grade. It was apprehended that, in their writing production, teenagers showed strengths and
vulnerabilities referring to sexual and reproductive health. Among the innumerable factors
that increase individual, social and programmatic vulnerability, they have written about lack
of information, difficulty to turn knowledge into practice, sense of immunity, family violence,
parents’ repressive behavior, sexual messages conveyed by the media, the need of being
accepted as members of the group, prejudice, and lack of governmental actions focused on
teenagers. Regarding the strengths, the teenagers know that information is an important ally
for the promotion of sexual and reproductive health, whose some of the accessible sources are
the health public services, family and school. They have demonstrated knowledge about the
alarming propagation of the epidemic AIDS among young people, by being aware of the
symptoms of the most common STDs and the prevention ways. The girls have emphasized
the need of sharing the preventive responsibility as well as self and mutual respect with the
boys. The access to the health services has been considered indispensable for a healthy
adolescence. The young have showed their knowledge about drugs and their effects and
consequences. They refer to adolescence as a pleasant period, full of doubts, but full of
potentialities as well. This way, the same components which were presented as triggers for the
vulnerability can make adolescents strong and able to overcome the common challenges of
this stage of life. So that such overcoming happens, teenagers need to have access to
information and problematize it; they need to be able to incorporate it into the daily routine,
adopting protected and protective practices; they have to talk without taboo in the family
environment; schools have to adopt thematics referred to sexual and reproductive health in a
transversalized way; the health services need to have a proper infrastructure to assure the
rights contained in the Child and Adolescent Statute; among other strengthening strategies.
Este es un estudio exploratorio-descriptivo, con un enfoque cualitativo, que tiene por objeto
examinar los mensajes sobre la promoción de la salud sexual y reproductiva, producidos por
los adolescentes en las escuelas públicas y privadas en Rio Grande, en una competición de
redacción y música promovido por el Administrador Municipal (AM), del Proyecto Salud y
Prevención en las escuelas (SPE), en los años 2007 y 2008.Después de previa autorización
del Administrador Municipal para realización de este estudio, fueron dispuestas para la
reproducción, a través de xerox, las 29 redacciones y las tres letras de canciones que
participaron de la competición. Para el tratamiento de los datos se utilizó la técnica de análisis
de contenido en forma temática. Participaron 35 adolescentes, siendo 25 chicas y diez chicos,
con edades comprendidas entre once y diecisiete años. Cuanto la escolaridad, dos están en el
quinto grado, doce en el sexto, doce en el séptimo y nueve en el octavo. Se ha aprendido que
en su producción textual los (las) adolescentes exponen sus vulnerabilidades y fortalezas
relacionadas con la salud sexual y reproductiva. Entre los muchos factores que aumentan la
vulnerabilidad individual, social y programática, surgen por la falta de información, la
dificultad para transformar el conocimiento en práctica, el sentido de la inmunidad, la
violencia domestica, la conducta represiva de los padres y las madres, los mensajes de
naturaleza sexual transmitida por los medios de comunicación, la necesidad de ser
aceptos(as) por el grupo, los prejuicios, y la falta de acciones gubernamentales dirigidas a los
adolescentes. A respecto de las fortalezas, saben que la información es un importante aliado
para promover la salud sexual y reproductiva citando las fuentes disponibles, los servicios de
salud pública, la familia y la escuela. Han demostrado conocimientos acerca de la alarmante
propagación de la epidemia de SIDA entre los jóvenes, conociendo los signos y síntomas de
las enfermedades más comunes y las formas de prevención. Las chicas hicieron hincapié en la
necesidad de compartir la responsabilidad preventiva con los muchachos, así como el amor y
el respeto mutuo. El acceso a los servicios de salud también se presenta como esencial para un
desarrollo saludable. Los (as) jóvenes tienen conocimientos acerca de las drogas sus efectos y
las consecuencias. Se refieren a adolescencia como un periodo agradable, lleno de dudas,
pero también lleno de potencial. Así pues, los mismos componentes presentados como
factores desencadenantes de la vulnerabilidad pueden hacerlos fuertes y capacitados a
superar los desafíos comunes a esta etapa de la vida. Para que esta superación acontezca, es
necesario que tengan acceso a la información y vivencien; que sean capaces de incorporarlas
en la vida cotidiana, adoptando prácticas protegidas y de protección; que tenga dialogo,
despojado de los tabúes, los prejuicios y acusaciones en el entorno familiar, que las escuelas
adopten con el fin transversal cuestiones relativas a la saludad sexual y reproductiva; que los
servicios de salud tengan infraestructura para garantizar los derechos contenidos en el
Estatuto del Niño y el Adolescente; entre otras estrategias fortalecedoras.