Show simple item record

dc.contributor.advisor Gonçalves, Jussemar Weiss
dc.contributor.author Teixeira, Rogério Corrêa
dc.date.accessioned 2016-08-18T22:38:09Z
dc.date.available 2016-08-18T22:38:09Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation TEIXEIRA, Rogério Corrêa. A visão social de mundo dos parâmetros curriculares nacionais em história para os anos finais do ensino fundamental. 2015.128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6368
dc.description.abstract Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em História para os terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (atualmente anos finais), publicados pelo Governo Federal em 1998, traçaram as diretrizes e orientações específicas para esta área de ensino, dentro do novo contexto educacional consolidado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDBEN/96), refletido por sua vez pelo novo período de redemocratização constitucional iniciado em 1988 e em curso até os dias de hoje. Compreender a visão social de mundo preconizada no documento, com suas potencialidades (ou não) para o ensino de História em nosso País, através da análise dos aspectos historiográficos e educacionais que o formam, representa o objetivo central desta pesquisa, procurando – se identificar também os interesses e valores dos grupos sociais e culturais nele traduzidos. Dentro de uma perspectiva crítico-dialética, os referidos PCNs e suas implicações com as questões acima expostas só poderão ser investigadas em uma dimensão contextualizada com a sociedade brasileira contemporânea. pt_BR
dc.description.abstract The National Curriculum Parameters (PCNs) in History for the third and fourth cycles of elementary school (currently final years), published by the Federal Government in 1998, outlined the guidelines and specific guidance for this educational area within the new consolidated educational context by Law of Directives and Bases of National Education 1996 (LDBEN / 96), reflected in turn by the new constitutional democracy period beginning in 1988 and going on to this day. Understanding the social worldview advocated in the document, with its potential (or not) for the teaching of history in our country, through the analysis of historiographical and educational aspects that form, is the main objective of this research, looking - also identify the interests and values of social and cultural groups translated. Within a critical-dialectical perspective, these PCNs and its implications with the above issues can only be investigated in a contextualized dimension to contemporary Brazilian society. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Parâmetros curriculares nacionais pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Visão social de mundo pt_BR
dc.subject Sociedade brasileira contemporânea pt_BR
dc.subject National curriculum parameters pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Social world view pt_BR
dc.subject Contemporary brazilian society pt_BR
dc.title A visão social de mundo dos parâmetros curriculares nacionais em história para os anos finais do ensino fundamental pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História
  • Show simple item record