dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Jussemar Weiss |
|
dc.contributor.author |
Teixeira, Rogério Corrêa |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-18T22:38:09Z |
|
dc.date.available |
2016-08-18T22:38:09Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
TEIXEIRA, Rogério Corrêa. A visão social de mundo dos parâmetros curriculares nacionais em história para os anos finais do ensino fundamental. 2015.128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6368 |
|
dc.description.abstract |
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em História para os terceiro e quarto
ciclos do ensino fundamental (atualmente anos finais), publicados pelo Governo Federal em
1998, traçaram as diretrizes e orientações específicas para esta área de ensino, dentro do
novo contexto educacional consolidado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional de 1996 (LDBEN/96), refletido por sua vez pelo novo período de redemocratização
constitucional iniciado em 1988 e em curso até os dias de hoje. Compreender a visão social
de mundo preconizada no documento, com suas potencialidades (ou não) para o ensino de
História em nosso País, através da análise dos aspectos historiográficos e educacionais que
o formam, representa o objetivo central desta pesquisa, procurando – se identificar também
os interesses e valores dos grupos sociais e culturais nele traduzidos. Dentro de uma
perspectiva crítico-dialética, os referidos PCNs e suas implicações com as questões acima
expostas só poderão ser investigadas em uma dimensão contextualizada com a sociedade
brasileira contemporânea. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The National Curriculum Parameters (PCNs) in History for the third and fourth cycles
of elementary school (currently final years), published by the Federal Government in 1998,
outlined the guidelines and specific guidance for this educational area within the new
consolidated educational context by Law of Directives and Bases of National Education 1996
(LDBEN / 96), reflected in turn by the new constitutional democracy period beginning in 1988
and going on to this day. Understanding the social worldview advocated in the document,
with its potential (or not) for the teaching of history in our country, through the analysis of
historiographical and educational aspects that form, is the main objective of this research,
looking - also identify the interests and values of social and cultural groups translated. Within
a critical-dialectical perspective, these PCNs and its implications with the above issues can
only be investigated in a contextualized dimension to contemporary Brazilian society. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros curriculares nacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Visão social de mundo |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedade brasileira contemporânea |
pt_BR |
dc.subject |
National curriculum parameters |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Social world view |
pt_BR |
dc.subject |
Contemporary brazilian society |
pt_BR |
dc.title |
A visão social de mundo dos parâmetros curriculares nacionais em história para os anos finais do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |