Abstract:
A concepção de avaliação que marca a trajetória dos docentes e estudantes é,
na maioria das vezes, a que compreende esse processo como um ato de
atribuir valor (notas) e de julgamento (certo, errado), de acordo com a
aprendizagem do estudante. O docente cumpre uma exigência burocrática e o
estudante, comumente vivencia o processo avaliativo passivamente, não
dinamizando seu processo de produção do conhecimento. Assim, tem-se como
objetivo compreender como os estudantes de Enfermagem percebem e
participam das práticas avaliativas desenvolvidas na Graduação de
Enfermagem; e compreender como os estudantes de Enfermagem relacionam
as práticas avaliativas desenvolvidas no Curso de Enfermagem com o seu
processo de ensino e aprendizagem. Para tanto,esta Pesquisa foi aprovada
pelo Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde – CEPAS/FURG,
mediante Parecer 169/2013. Foram mantidos e respeitados os preceitos da
Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Tratou-se de uma
pesquisa com abordagem qualitativa descritiva-exploratória, mediante a
entrevista semi estruturada com 26 estudantes de Enfermagem de uma
universidade pública do sul do país. O processo de análise ocorreu através da
Análise Textual Discursiva, composta por quatro focos: processo de
unitarização; categorização; captação do novo emergente; e processo autoorganizado
do texto. Obteve-se como resultado duas categorias: Percepção de
estudantes sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na graduação de
enfermagem e participação de estudantes nas práticas avaliativas
desenvolvidas na graduação de enfermagem. Conclui-se que as reflexões
deste estudo possam suscitar uma maior sensibilidade da comunidade
acadêmica, melhoria da qualidade dos processos avaliativos desenvolvidos
entre professores e estudantes do Curso de Enfermagem e um agir ético nesse
ambiente, resultando em benefícios potenciais para a qualidade não só do
processo de ensino e aprendizagem, mas também, do exercício
profissionalcomo futuros trabalhadores da saúde.
The development of evaluation that marks the trajectory of teachers and
students is, in most cases, the process comprising this as an act of assigning
value (notes) and judgment (right, wrong), according to student learning. The
teacher meets a bureaucratic requirement and the student, commonly
experiences the evaluation process passively, not boosting your knowledge
production process. Thus, we have aimed to understand how nursing students
perceive and participate in assessment practices developed in Undergraduate
Nursing; and understand how nursing students relate the evaluation practices
developed in the nursing course with the process of teaching and learning.
Therefore, this research was approved by the CEPAS/FURG 169/2013. Were
maintained and respected the provisions of Resolution No. 466/2012 of the
National Health Council. This was a survey of descriptive and exploratory
qualitative approach, by semi structured interviews with 26 nursing students
from a public university in the South. The review process occurred through
Textual Analysis Discourse, consisting of four foci: unitarization process;
categorization; uptake of emerging new; and self-organized process of the text.
Was obtained as a result two categories: students' perception of the evaluation
practices developed in the nursing graduation and student participation in the
evaluation practices developed in nursing degree. In conclusion, this study
intends to seek a greater sensitivity of the academic community , improving the
quality of evaluation processes developed between teachers and students of
the Nursing Course and an ethical act in this environment, resulting in potential
quality benefits not only the process teaching and learning, but also of
professional practice and future health workers.
El desarrollo de la evaluación que marca la trayectoria de los maestros y
estudiantes es, en la mayoría de los casos, el tratamiento que comprenda esto
como un acto de asignación de valor y juicio, de acuerdo con la prendizaje de
los estudiantes. El maestro cumple un requisito burocrático y lo estudiante,
comúnmente experimenta el proceso de evaluación de forma pasiva, no
impulsando su proceso de producción de conocimiento. Hemos tratado de
entender como los estudiantes de enfermería perciben y participan em las
prácticas de evaluación desarrolladas em la Graduación en Enfermería; y
entender como los estudiantes de enfermería relacionan las prácticas de
evaluación desarrolladas en el curso de enfermería en el proceso de
enseñanza y aprendizaje. Por lo tanto, esta investigación fue aprobado por el
CEPAS/FURG 169/2013. Se mantuvieron y respetado las disposiciones de la
Resolución Nº 466/2012 del Consejo Nacional de Salud. Este fue um estudio
de abordaje cualitativo descriptivo y exploratorio, mediante entrevista
semiestructurada con 26 estudiantes de enfermería de una universidad pública
en el Sur. El proceso de revisión se produjo através de análisis textual del
discurso, que consta de cuatro focos: proceso de unitarización; categorización;
captación de nuevos emergentes; y el proceso de auto-organizado del texto. Se
obtuvo como resultado dos categorías: la percepción de las prácticas de
evaluación desarrolladas en la graduación de enfermería y la participación de
los Estudiantes en las prácticas de evaluación desarrolladas en grado de
enfermería de los estudiantes. En conclusión, este estúdio tiene la intención de
buscar una mayor sensibilidad de la comunidad académica , la mejora de la
calidad de los procesos de evaluación desarrollados entre maestros y
estudiantes de Enfermería, y un acto ético en este entorno, resultando en
benefícios potenciales de la calidad no solo el proceso enseñanza y
elaprendizaje, sino también de la práctica profesional y los futuros trabajadores
de salud.