Práticas avaliativas na graduação de enfermagem: percepção de estudantes

Prestes, Rodrigo Cavalli

Abstract:

 
A concepção de avaliação que marca a trajetória dos docentes e estudantes é, na maioria das vezes, a que compreende esse processo como um ato de atribuir valor (notas) e de julgamento (certo, errado), de acordo com a aprendizagem do estudante. O docente cumpre uma exigência burocrática e o estudante, comumente vivencia o processo avaliativo passivamente, não dinamizando seu processo de produção do conhecimento. Assim, tem-se como objetivo compreender como os estudantes de Enfermagem percebem e participam das práticas avaliativas desenvolvidas na Graduação de Enfermagem; e compreender como os estudantes de Enfermagem relacionam as práticas avaliativas desenvolvidas no Curso de Enfermagem com o seu processo de ensino e aprendizagem. Para tanto,esta Pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde – CEPAS/FURG, mediante Parecer 169/2013. Foram mantidos e respeitados os preceitos da Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa descritiva-exploratória, mediante a entrevista semi estruturada com 26 estudantes de Enfermagem de uma universidade pública do sul do país. O processo de análise ocorreu através da Análise Textual Discursiva, composta por quatro focos: processo de unitarização; categorização; captação do novo emergente; e processo autoorganizado do texto. Obteve-se como resultado duas categorias: Percepção de estudantes sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na graduação de enfermagem e participação de estudantes nas práticas avaliativas desenvolvidas na graduação de enfermagem. Conclui-se que as reflexões deste estudo possam suscitar uma maior sensibilidade da comunidade acadêmica, melhoria da qualidade dos processos avaliativos desenvolvidos entre professores e estudantes do Curso de Enfermagem e um agir ético nesse ambiente, resultando em benefícios potenciais para a qualidade não só do processo de ensino e aprendizagem, mas também, do exercício profissionalcomo futuros trabalhadores da saúde.
 
The development of evaluation that marks the trajectory of teachers and students is, in most cases, the process comprising this as an act of assigning value (notes) and judgment (right, wrong), according to student learning. The teacher meets a bureaucratic requirement and the student, commonly experiences the evaluation process passively, not boosting your knowledge production process. Thus, we have aimed to understand how nursing students perceive and participate in assessment practices developed in Undergraduate Nursing; and understand how nursing students relate the evaluation practices developed in the nursing course with the process of teaching and learning. Therefore, this research was approved by the CEPAS/FURG 169/2013. Were maintained and respected the provisions of Resolution No. 466/2012 of the National Health Council. This was a survey of descriptive and exploratory qualitative approach, by semi structured interviews with 26 nursing students from a public university in the South. The review process occurred through Textual Analysis Discourse, consisting of four foci: unitarization process; categorization; uptake of emerging new; and self-organized process of the text. Was obtained as a result two categories: students' perception of the evaluation practices developed in the nursing graduation and student participation in the evaluation practices developed in nursing degree. In conclusion, this study intends to seek a greater sensitivity of the academic community , improving the quality of evaluation processes developed between teachers and students of the Nursing Course and an ethical act in this environment, resulting in potential quality benefits not only the process teaching and learning, but also of professional practice and future health workers.
 
El desarrollo de la evaluación que marca la trayectoria de los maestros y estudiantes es, en la mayoría de los casos, el tratamiento que comprenda esto como un acto de asignación de valor y juicio, de acuerdo con la prendizaje de los estudiantes. El maestro cumple un requisito burocrático y lo estudiante, comúnmente experimenta el proceso de evaluación de forma pasiva, no impulsando su proceso de producción de conocimiento. Hemos tratado de entender como los estudiantes de enfermería perciben y participan em las prácticas de evaluación desarrolladas em la Graduación en Enfermería; y entender como los estudiantes de enfermería relacionan las prácticas de evaluación desarrolladas en el curso de enfermería en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Por lo tanto, esta investigación fue aprobado por el CEPAS/FURG 169/2013. Se mantuvieron y respetado las disposiciones de la Resolución Nº 466/2012 del Consejo Nacional de Salud. Este fue um estudio de abordaje cualitativo descriptivo y exploratorio, mediante entrevista semiestructurada con 26 estudiantes de enfermería de una universidad pública en el Sur. El proceso de revisión se produjo através de análisis textual del discurso, que consta de cuatro focos: proceso de unitarización; categorización; captación de nuevos emergentes; y el proceso de auto-organizado del texto. Se obtuvo como resultado dos categorías: la percepción de las prácticas de evaluación desarrolladas en la graduación de enfermería y la participación de los Estudiantes en las prácticas de evaluación desarrolladas en grado de enfermería de los estudiantes. En conclusión, este estúdio tiene la intención de buscar una mayor sensibilidad de la comunidad académica , la mejora de la calidad de los procesos de evaluación desarrollados entre maestros y estudiantes de Enfermería, y un acto ético en este entorno, resultando en benefícios potenciales de la calidad no solo el proceso enseñanza y elaprendizaje, sino también de la práctica profesional y los futuros trabajadores de salud.
 

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  • EENF – Mestrado em Enfermagem (Dissertações)