dc.contributor.advisor |
Silveira, Rosemary Silva da |
|
dc.contributor.author |
Avila, Liziani Iturriet |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-22T19:01:18Z |
|
dc.date.available |
2016-08-22T19:01:18Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
AVILA, Liziani Iturriet. Construção moral dos estudantes de graduação em enfermagem como instrumento para a humanização do cuidado. 2015. 147 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6389 |
|
dc.description.abstract |
O cuidado de enfermagem faz parte do mundo científico exigindo não apenas o
desenvolvimento de habilidades para a realização de procedimentos técnicos, mas a
possibilidade de resgatar a sensibilidade para cuidar de modo humanizado. Pressupõe-se que a
construção moral durante o processo de formação dos estudantes de graduação em
Enfermagem possibilita o exercício de um cuidado humanizado. Assim, tem-se como objetivo
geral: Compreender como ocorre o processo de construção moral dos estudantes de graduação
em Enfermagem para o exercício de um cuidado humanizado; e como objetivos específicos:
Conhecer quais os valores morais que estão presentes nas ações dos estudantes de
enfermagem para a promoção do cuidado humanizado; Refletir acerca de como a construção
moral do estudante de graduação em enfermagem pode fomentar a humanização do cuidado;
Conhecer barreiras vivenciadas no processo de construção moral dos estudantes de graduação
em enfermagem para a realização do cuidado humanizado. Mediante uma abordagem
qualitativa e utilizando, como referencial teórico-metodológico, a Etnoenfermagem de
Leininger, o estudo foi desenvolvido com 28 estudantes regularmente matriculados na quinta
e na sétima séries do Curso de Graduação em Enfermagem. A coleta dos dados ocorreu
através de quatro fases de observação, uma fase de entrevista semi-estruturada e quatro fases
de análise, identificando-se as categorias:- Processo de construção moral dos estudantes de
enfermagem e o cuidado humanizado;- Valores morais nas ações dos estudantes de
enfermagem para a promoção do cuidado humanizado;- Construção moral do estudantes de
graduação em enfermagem como fomento da humanização do cuidado; - Humanização:
barreiras vivenciadas no processo de construção moral dos estudantes de enfermagem. A
partir da análise, afirma-se que a construção moral dos estudantes de graduação em
Enfermagem, durante o processo de formação, possibilita o exercício de um cuidado
humanizado. Destaca-se que o ambiente de formação deve ser um local em que o estudante
seja respeitado e considerado como cidadão; estes aspectos culminarão com a possibilidade
desse estudante desenvolver competências morais necessárias ao cuidado humanizado. Por
outro lado, em um ambiente onde ocorra abuso ou desrespeito ao estudante, existe a tendência
de ocorrer o fenômeno inverso, causando uma regressão da competência moral e possíveis
repercussões negativas para o cuidado humanizado. Assim, pensar a construção moral dos
estudantes de graduação em enfermagem exige das instituições de ensino um compromisso
social e político, pois essa reflexão convida a avaliar e revisar suas práticas pedagógicas e
condutas adotadas diante dos estudantes. Cabe, às escolas de enfermagem, oportunizar ao
graduando, espaços que favoreçam sua construção moral. Na formação em enfermagem, é
necessária a priorização das relações humanas e não somente do ensino de teorias e técnicas
de cuidado, concluindo-se que o desenvolvimento moral é um dos eixos da humanização do
cuidado. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nursing care is part of the scientific world requires not only the development of skills for
performing technical procedures, but the possibility of rescuing the sensitivity to care for
humane way. It is assumed that the moral construction during the process of training of
graduate students in Nursing enables the exercise of a humanized care. So has the general
objective: Understand how is the moral construction process of Nursing graduate students to
exercise humanized care; and the following objectives: To know which moral values that are
present in the actions of nursing students to promote humanized care; Reflect on how the
moral construction of the undergraduate nursing student can promote the humanization of
care; Knowing barriers experienced in moral construction process of undergraduate nursing
students for the realization of humanized care. For a qualitative approach and using as
theoretical and methodological framework, the Etnonursing of Leininger, the study was
conducted with 28 students enrolled in the fifth and in the seventh series of the Undergraduate
Course in Nursing. Data collection occurred through four phases of observation, a phase of
semi-structured interviews and four phases of analysis, identifying categories: - Process moral
construction of nursing students and humanized care; - moral values in action of nursing
students to promote humanized care; - morality of graduate students in nursing Construction
as encouraging humanization of care; - Humanization: barriers experienced in the moral
construction of nursing students process. From the analysis, it is stated that the moral
construction of undergraduate students in Nursing, during the training process, enables the
exercise of a humanized care. It is noteworthy that the training environment should be a place
where the student is respected and regarded as a citizen; these aspects will culminate with the
possibility that student develop moral skills needed to humanized care. On the other hand, in
an environment where abuse occurs or disrespect to the student, there is a tendency to occur
the reverse phenomenon, causing a regression of moral competence and possible negative
repercussions for humanized care. So, think the moral construction of undergraduate nursing
students of educational institutions requires a social and political commitment, as this invites
reflection to evaluate and review their teaching practices and approaches adopted before the
students. It is, to nursing schools, create opportunities to graduating, spaces that favor their
moral construction. In nursing education, the prioritization of human relationships and not
only the educational theories and care techniques, concluding that moral development is one
of the humanization of care of the axes is required. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Cuidados de enfermería es parte del mundo científico requiere no sólo el desarrollo de
habilidades para la realización de procedimientos técnicos, pero la posibilidad de rescatar la
sensibilidad para cuidar de manera humana. Se supone que la construcción moral durante el
proceso de formación de los estudiantes de postgrado en Enfermería permite el ejercicio de
una atención humanizada. Así que tiene el objetivo general: Comprender cómo es el proceso
de construcción moral de los estudiantes de posgrado de enfermería para ejercer el cuidado
humanizado; y los siguientes objetivos: Conocer los valores que morales que están presentes
en las acciones de los estudiantes de enfermería para promover el cuidado humanizado;
Reflexionar sobre cómo la construcción moral del estudiante de enfermería de pregrado puede
promover la humanización de la atención; Conocer las barreras experimentadas en proceso de
construcción moral de los estudiantes de enfermería de pregrado para la realización de la
atención humanizada. Para un enfoque cualitativo y utilizando como marco teórico y
metodológico, el Etnonursing de Leininger, el estudio se realizó con 28 estudiantes
matriculados en el quinto y en el séptimo serie del Curso de Pregrado en Enfermería. La
recolección de datos ocurrió a través de cuatro fases de observación, una fase de entrevistas
semi-estructuradas y cuatro fases de análisis, la identi ficación de categorías: - Proceso de
construcción moral de los estudiantes de enfermería y atención humanizada, - los valores
morales en la acción de los estudiantes de enfermería para promover el cuidado humanizado; -
la moral de los estudiantes de postgrado en enfermería de la construcción como el fomento de
la humanización de la atención; - Humanización: barreras experimentadas en la construcción
moral del proceso de estudiantes de enfermería. A partir del análisis, se afirma que la
construcción moral de los estudiantes de pregrado en Enfermería, durante el proceso de
formación, permite el ejercicio de una atención humanizada. Es de destacar que el ambiente
de entrenamiento debe ser un lugar donde se respeta y considera como un ciudadano del
estudiante; estos aspectos culminarán con la posibilidad de que los estudiantes a desarrollar
habilidades morales necesarios para la atención humanizada. Por otra parte, en un entorno
donde se produce el abuso o la falta de respeto al estudiante, hay una tendencia a que se
produzca el fenómeno inverso, causando una regresión de la competencia moral y las posibles
repercusiones negativas para el cuidado humanizado. Por lo tanto, creo que la construcción
moral de los estudiantes de pregrado de enfermería de las instituciones educativas requiere de
un compromiso social y político, ya que invita a la reflexión para evaluar y revisar sus
prácticas de enseñanza y los enfoques adoptados antes de las estudiantes. Es, a las escuelas de
enfermería, crear oportunidades para graduarse, los espacios que favorecen su construcción
moral. En la educación de enfermería, la priorización de las relaciones humanas y no sólo las
teorías educativas y técnicas de cuidado, concluyendo que el desarrollo moral es una de la
humanización de la atención de los ejes que se requiere. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ética |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento moral |
pt_BR |
dc.subject |
Humanização da assistência |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Ethics |
pt_BR |
dc.subject |
Moral development |
pt_BR |
dc.subject |
Humanization of assistance |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing Education |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermería |
pt_BR |
dc.subject |
Ética |
pt_BR |
dc.subject |
El desarrollo moral |
pt_BR |
dc.subject |
Humanización de la atención |
pt_BR |
dc.subject |
Educación en enfermería |
pt_BR |
dc.title |
Construção moral dos estudantes de graduação em enfermagem como instrumento para a humanização do cuidado |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Moral construction of nursing students as a tool for humanization of care |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Construcción moral de los estudiantes de pregrado de enfermería como herramienta para la humanización de la atención |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |