Show simple item record

dc.contributor.advisor Meneghetti, Cinthya Maria Schneider
dc.contributor.author Bartz, Mauro Dinael Beilfuss
dc.date.accessioned 2016-08-22T19:35:14Z
dc.date.available 2016-08-22T19:35:14Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation BARTZ, Mauro Dinael Beilfuss. Matemática em atividades interdisciplinares: uma base para a estruturação dos seminários integrados . 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6397
dc.description.abstract A partir do ano de 2012, lança-se uma proposta de reestruturação no Ensino Mé- dio no Estado do Rio Grande do Sul. Surge nessa proposta um elemento novo na grade curricular chamado de Seminário Integrado. Esse tem por objetivo aliar a formação geral à parte diversificada do currículo através de um planejamento interdisciplinar voltado à pesquisa. Diante desse cenário surge a motivação para elaborar esse trabalho, nele apresenta-se quatro atividades interdisciplinares relacionando a matemática com outras disciplinas. Nossa proposta é que essas atividades possam servir como uma possível base para elaboração e/ou estruturação de atividades nos Seminários Integrados. Junto com cada atividade apresentamos uma proposta de pesquisa relacionada à prática social, bem como em quais sentidos essas atividades poderão preparar o jovem para ser inserido no mercado de trabalho. O material elaborado pelos professores envolvidos e a escolha dos métodos de ensino utilizados são subsidiados por uma pesquisa bibliográfica que fizemos a respeito do tema interdisciplinaridade. As atividades elaboradas foram aplicadas em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola particular na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Apresentamos alguns dados que consideramos relevantes em termos de resultados relacionados ao ganho pedagógico. pt_BR
dc.description.abstract In the year 2012, comes a proposal for restructuring the high school in the state of Rio Grande do Sul, known as Integrated Seminar. This aims to assess general education to diverse part of the curriculum through an interdisciplinary planning of directed researching. In this scenario, here comes the motivation to prepare this work. This study presents four interdisciplinary activities relating mathematics to other disciplines. Our proposal is these activities may serve as a possible basis for preparation and/ or structuring activities in Integrated Seminars. Along with every activity, we propose a social practice related to research as well as in which way these activities will prepare the young to be inserted in the labor market. The material prepared by the teachers involved and the choice of teaching methods used is subsidized by a literature search we did on the subject about interdisciplinary. The elaborate activities were implemented in two classes of third year of high school, in a private school in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul. We also present some data that we consider relevant in terms of gain related to the pedagogical results. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.subject Seminário integrado pt_BR
dc.subject Interdisciplinary pt_BR
dc.subject Contextualization pt_BR
dc.subject Integrated seminar pt_BR
dc.title Matemática em atividades interdisciplinares: uma base para a estruturação dos seminários integrados pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
  • Show simple item record