dc.contributor.advisor |
Senna, Adriana Kivanski de |
|
dc.contributor.author |
Farias, Giovana Pontes |
|
dc.date.accessioned |
2016-08-26T18:46:23Z |
|
dc.date.available |
2016-08-26T18:46:23Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
FARIAS, Giovana Pontes. Significância histórica e as questões de gênero no ensino de história: um estudo de caso sobre as narrativas dos estudantes no ensino médio da Escola Professor Lorea Pinto. 2015.124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6403 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho consiste em analisar como os estudantes da turma de história do
terceiro ano do ensino médio, da Escola Estadual Professor Carlos Lorea Pinto, situada em
Rio Grande, elaboram narrativas no intuito de significar as questões de gênero através do
pensamento histórico. Este trabalho segue as premissas teóricas da educação histórica e
discute conceitos de significância, consciência histórica e narrativa, assim como faz uma
reflexão sobre as questões de gênero, corpo e sexualidade no ensino de história.
A metodologia deste trabalho contempla os pressupostos de pesquisas desenvolvidas na
educação histórica, sendo um trabalho de cunho qualitativo que tem com objeto de análise as
narrativas dos estudantes e está dividido em três fases. A primeira fase corresponde a
questionamentos que busquem identificar as ideias prévias dos estudantes sobre gênero e ao
contato dos estudantes com as fontes históricas selecionadas, essas fontes são o livro didático
e um jornal. Através da utilização do próprio livro didático como fonte histórica e do contato
como um jornal feminino do inicio século XX – o jornal riograndino Corymbo – os alunos
irão elaborar e estruturar suas visões a respeito das questões de gênero. A segunda fase desta
pesquisa diz respeito à produção de narrativas dos estudantes. Neste momento os alunos irão
mobilizar seus pensamentos históricos para a produção de narrativas em formatos de jornais
sobre a mulher. Por fim a terceira parte aborda a investigação destas narrativas e dos
questionamentos feitos aos alunos, através da utilização da metodologia de análise de
conteúdo.
Este trabalho visa contribuir para que haja maior conhecimento sobre a forma como os
estudantes apreendem história e demonstrar a importância da competência narrativa e da
reflexão sobre as relações de gênero para o ensino de história. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El objetivo de este estudio es examinar cómo los estudiantes en la clase de historia,enel tercer
año de la escuela secundaria, la Escuela Estatal Profesor Carlos Pinto Lorea, ubicada en Río
Grande, construyen narrativas elaboradas para significar las cuestiones de género a través del
pensamiento histórico. Este trabajo sigue las premisas teóricas de la importancia histórica de
la educación y discute conceptos, conciencia histórica y narrativa, y reflexiona sobre el
género, cuerpo y sexualidad en la historia de la enseñanza.
La metodología de este trabajo incluye los presupuestos de investigación desarrollados en la
educación histórica, siendo un trabajo de naturaleza cualitativa que tiene como objeto de
análisis las narraciones de los estudiantes y se divide en tres fases. La primera fase
corresponde a las preguntas que tratan de identificar las ideas previas de los estudiantes sobre
el género y el contacto de los estudiantes con las fuentes históricas seleccionadas, estas
fuentes son el libro de texto y el periódico. Mediante el uso de su propio libro de texto como
fuente histórica y el contacto con un periódico femenino del principio del siglo XX - el
periódico riograndino Corymbo - estudiantes prepararán y estructurarán sus puntos de vista
sobre cuestiones de género. La segunda fase de esta investigación se refiere a la producción
de narrativas de los estudiantes. En este momento los estudiantes movilizarán sus
pensamientos históricos para la producción de narrativas en formato de periódico sobre la
mujer. Finalmente la tercera parte se ocupa de la investigación de estos relatos y preguntas de
los estudiantes, mediante el uso de la metodología de análisis de contenido.
Este trabajo pretende contribuir a una ampliación del conocimiento sobre cómo los
estudiantes perciben la historia y demostrar la importancia de la competencia narrativa y la
reflexión sobre las relaciones de género para la enseñanza de historia. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Significância |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas |
pt_BR |
dc.subject |
Educación histórica |
pt_BR |
dc.subject |
El género |
pt_BR |
dc.subject |
La importancia |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas |
pt_BR |
dc.title |
Significância histórica e as questões de gênero no ensino de história: um estudo de caso sobre as narrativas dos estudantes no ensino médio da Escola Professor Lorea Pinto |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |