dc.contributor.advisor |
Caetano, Marcio Rodrigo Vale |
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dc.contributor.author |
Medeiros, Talita Gonçalves |
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dc.date.accessioned |
2016-08-26T19:02:58Z |
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dc.date.available |
2016-08-26T19:02:58Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Talita Gonçalves. O que eu sei, o que eu acho e o que me disseram: diálogos com jovens sobre lesbianidades. 2015.101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6404 |
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dc.description.abstract |
Muitos são os estudos e ativismos que chamam a atenção para a necessidade de ampliar as
investigações e visibilidades de lésbicas na academia brasileira. Com vista a ampliar o
conhecimento sobre essa população, propomos com a dissertação “O que sei, o que eu acho e
o que me disseram: diálogos com jovens sobre lesbianidade”, desenvolvida no Programa de
Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande/RS, interrogar,
problematizar e compreender as representações sobre a(s) lesbianidade(s) produzidas por
cinco jovens de uma escola agrícola da região sul do estado do Rio Grande do Sul. A
pesquisa, orientada pelos Estudos Culturais Lesbofeministas, produziu seus dados a partir da
Etnografia pós-crítica, subsidiada pelas abordagens metodológicas proporcionadas pelas
“rodas de conversas” e anotações no “diário de campo”. Partindo das análises dos dados,
podemos apontar que as estudantes possuem visões e entendimentos conceituais a respeito
da(s) lesbianidade(s) e que esses já possuem um posicionamento crítico frente à forma como a
mulher é retratada na sociedade. Entretanto, podemos verificar que a temática
“lesbianidade(s)” – não diferente da forma como as demais mulheres são retratadas na escola,
que é atravessada pela invisibilidade histórico-escolar – ancora-se em representações
mediadas pela violência, limitadas às relações afetivo-sexuais e/ou dimensões domésticas e
íntimas da sexualidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
There are many studies and activism to draw attention to the need to expand the investigation
and lesbian visibility in Brazilian academy. In order to increase knowledge about this
population, we propose with the dissertation "What I know, what I think and what told me:
dialogue with young people about lesbianism", developed at the Graduate Program in History
at the Federal University of Rio Grande/RS examine, discuss and understand the
representations of lesbianism produced by five young an agricultural school in the southern
region of Rio Grande do Sul state. The research, guided by Cultural Studies Lesbofeministas,
has produced its data from the post-Ethnography critical subsidized by methodological
approaches offered by "wheels conversations" and notes the "field diary". Starting from
analysis of data, we can point out that the students have visions and conceptual
understandings about lesbianism and these already have a critical position against the how the
women are portrayed in society. However, we can see that the theme "lesbianism" - no
different from the way other women are portrayed in school, which is crossed by the historical
invisibility school - anchored in mediated representations of violence, limited the affectivesexual
relations and/or dimensions domestic and intimate of sexuality. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
In-visibilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Lesbianidades |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Juventudes |
pt_BR |
dc.subject |
In-visibility |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Youth |
pt_BR |
dc.title |
O que eu sei, o que eu acho e o que me disseram: diálogos com jovens sobre lesbianidades |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |