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dc.contributor.author Marchi, Ana Carolina Bertoletti de
dc.contributor.author Costa, Antonio Carlos da Rocha
dc.date.accessioned 2016-08-30T19:02:11Z
dc.date.available 2016-08-30T19:02:11Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation DE MARCHI, Ana Carolina Bertoletti; COSTA, Antonio Carlos da Rocha. CV-Muzar - Um ambiente de suporte a comunidades virtuais para apoio à aprendizagem em museus. TEMA.Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, v. 7, n. 3, p. 361-370, 2006. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/26>. Acesso em: 12 jan. 2014. pt_BR
dc.identifier.issn 2179-8451
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6425
dc.description.abstract Este artigo tem como objetivo mostrar que é possível incentivar a aprendizagem em museus através da construção de comunidades virtuais, com base em repositórios de objetos de aprendizagem (OA), ferramentas comunicacionais e produção de OA por parte dos visitantes. O enfoque é incentivar a aprendizagem no sentido de motivar a participação/envolvimento do visitante nas atividades da comunidade virtual. Nesta perspectiva, partimos do pressuposto de que a informação, a comunicação, a interação e a colaboração são essenciais para o processo de aprender no contexto informal dos museus. Acreditamos que a interação e a colaboração são partes integrantes do processo de aprendizagem proporcionado por comunidades virtuais e que o principal recurso de aprendizagem oferecido nessas comunidades são os objetos de aprendizagem. Assim sendo, por meio de um entendimento do aprender baseado na comunicação e na linguagem, percebemos os museus interativos como espaços discursivos em que os visitantes mergulham e por eles são modificados. Neste sentido, argumentamos que as comunidades virtuais de aprendizagem, com a possibilidade de virtualizar a linguagem, são excelentes mecanismos para ampliar o poder comunicacional dos museus, criando novas estratégias comunicativas. Para atingir o objetivo, foi necessário reunir quatro conceitos técnicos da área de informática, são eles: comunidades virtuais de aprendizagem; objetos de aprendizagem; metadados e mapas de tópicos. A junção destes conceitos permitiu a construção do ambiente de comunidade virtual, denominada CV-Muzar. Diante do exposto, de modo a identificar os meios pelos quais se podem motivar os visitantes a realmente produzirem novos conhecimentos durante sua visita informal ao museu, examinando essa questão tanto do ponto de vista quantitativo, como também qualitativamente, foi realizada uma experimentação do ambiente com um grupo de pessoas convidadas segundo suas áreas de formação. pt_BR
dc.description.abstract The goal of this paper is to show that it is possible to stimulate learning by means of virtual communities, based on repositories of learning objects (LO), communicatory tools and LO production by the visitors. The focus is to stimulate learning in the sense of motivating the participation/involvement of the visitor in the activities of the virtual community. In this perspective, following from the assumption that information, communication, interaction and collaborate are essential for the learning process in the informal context of museums. We believe that interaction and collaborate are integrating parts of the learning process provided by virtual communities and that the main learning resource offered in these communities are the learning objects. Thus, by means of understanding learning based on communication and language, we perceive the interactive museums as discursive spaces where the visitors immerse themselves and are transformed. In this sense, we assert that information technology, with the possibility to virtualized language, is an excellent mechanism to broaden the communicatory power of museums, by creating new communicative strategies. In order to reach the goal of this work, it was necessary to join four technical concepts of field of information technology which are: virtual learning communities; learning objects; metadata and topic maps. The merger of these concepts enabled the building of a virtual community environment called CV-Muzar. In view of this, in order to identify the means by which one may motivate the visitors to really produce new knowledge during their informal visit to the museum, by examining this question on the quantitative as well as the qualitative point of view, an experiment of the environment has been made with a group of people that were invited according to their shaping field. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Informática na educação em museus pt_BR
dc.subject Comunidades virtuais pt_BR
dc.subject Objetos de aprendizagem e comunicação pt_BR
dc.subject Computer science in the education in museums pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Virtual communities pt_BR
dc.subject Learning objects and communication pt_BR
dc.title CV-Muzar - Um ambiente de suporte a comunidades virtuais para apoio à aprendizagem em museus pt_BR
dc.type article pt_BR


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