Abstract:
Este artigo apresenta o lúdico como uma forma de trabalhar conteúdos na escola, mostrando de forma introdutória a importância desta atividade. Após é apresentado o kit Topobo, uma ferramenta de uso pedagógico desenvolvido no laboratório de mídias do MIT (Massachusetts Institute of Technology) o qual é comercializado em caixas com diferentes quantidades de peças, onde o professor pode explorar conteúdos de forma
lúdica. A partir disto, é mostrada uma metodologia para auxiliar o professor a
trabalhar com robótica educacional em sala de aula, e por fim conclui com
algumas percepções do uso de um kit Topobo comercial de 100 peças.
Abstract This paper presents the ludic as a form of content in school work,
showing in an introductory way the importance of this activity. After the kit is
presented Topobo, a tool developed in the pedagogical use of the MIT Media
Lab (MIT) which is sold in boxes with different quantities of parts, where the
teacher can explore content in a ludic. From this, there is shown a
methodology to help the teacher to work with educational robotics in the
classroom, and finally concludes with some perceptions of using a commercial
kit Topobo 100 pieces.