Artefatos educacionais com memória cinética Topobo: uma abordagem para o currículo dos anos iniciais

Santin, Mateus Madail; Silva, João Alberto da; Botelho, Silvia Silva da Costa

Abstract:

 
Este artigo apresenta o lúdico como uma forma de trabalhar conteúdos na escola, mostrando de forma introdutória a importância desta atividade. Após é apresentado o kit Topobo, uma ferramenta de uso pedagógico desenvolvido no laboratório de mídias do MIT (Massachusetts Institute of Technology) o qual é comercializado em caixas com diferentes quantidades de peças, onde o professor pode explorar conteúdos de forma lúdica. A partir disto, é mostrada uma metodologia para auxiliar o professor a trabalhar com robótica educacional em sala de aula, e por fim conclui com algumas percepções do uso de um kit Topobo comercial de 100 peças.
 
Abstract This paper presents the ludic as a form of content in school work, showing in an introductory way the importance of this activity. After the kit is presented Topobo, a tool developed in the pedagogical use of the MIT Media Lab (MIT) which is sold in boxes with different quantities of parts, where the teacher can explore content in a ludic. From this, there is shown a methodology to help the teacher to work with educational robotics in the classroom, and finally concludes with some perceptions of using a commercial kit Topobo 100 pieces.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • C3 - Artigos Publicados em Periódicos