Abstract:
Com o objetivo de contribuir para as discussões acerca do uso conjunto de métodos qualitativos e quantitativos
na pesquisa em Administração, este artigo apresenta uma análise bibliométrica dos estudos publicados na
Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE), na Revista de Administração
Contemporânea (RAC) e na Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), no período de
2010 a 2014, dimensionando a frequência de uso de abordagens mistas como metodologia de pesquisa e como
tal prática está caracterizada em estudos publicados nesse campo no Brasil. Os resultados indicam ser o índice
de uso de abordagens mistas ainda pequeno em relação ao uso isolado de métodos qualitativos e quantitativos,
denotando uma visão dicotômica envolvendo os paradigmas positivista e interpretativista na prática de pesquisa
na disciplina. Conclui-se com a sugestão de novas investigações como, por exemplo, identificar entre os próprios
pesquisadores as razões pelas quais utilizam ou não abordagens mistas e as dificuldades implicadas, visando à
continuidade do debate sobre os métodos de pesquisa empregados na ciência da Administração.
Aiming to contribute to the discussions regarding the joint use of qualitative and quantitative methods in Administration
research, this paper presents a bibliometric analysis of studies published in Revista de Administração de Empresas (RAE)
by the Fundação Getúlio Vargas, Revista de Administração Contemporânea (RAC) and Revista de Administração da
Universidade de São Paulo (RAUSP), from 2010 to 2014, measuring how often mixed approaches were used and how
they are characterized in studies that have been published in Brazil within this field. Results show that the use of mixed
approaches is still low compared to the isolated use of qualitative and quantitative methodologies, denoting a dichotomic
view involving the positivist and interpretativist paradigms in the research practice on the discipline. It concludes with
suggestions for future studies, such as identifying researchers’ reasons for using, or not, mixed approaches and the
respective difficulties, in order to further the debate on the research methods employed in the science of Administration.