dc.contributor.advisor |
Pereira, Vilmar Alves |
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dc.contributor.author |
Eichenberger, Jacqueline Rogério Carrilho |
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dc.date.accessioned |
2016-09-05T17:03:14Z |
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dc.date.available |
2016-09-05T17:03:14Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
EICHENBERGER, Jacqueline Rogério Carrilho. Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6488 |
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dc.description.abstract |
A presente dissertação parte do problema sobe a possibilidade de compreender uma racionalidade não instrumental, em relação à dominação técnica e científica da natureza para pensar a Educação Ambiental. A pesquisa teve como principais objetivos compreender e interpretar a Natureza e a Educação Ambiental para alem do sentido historicamente produzido pela ciência sobre a relação homem e natureza em confronto com outras interpretações oriundas de uma visão ampliada de racionalidade. Propõe-se a desconstrução por meio de um exercício hermenêutico da concepção de natureza e forma de agir proposta pela ciência moderna como propósito de desvendar o caráter ideológico da ciência e dos múltiplos usos que carrega o conceito. A investigação permitiu identificar aspectos críticos da racionalidade que se desenvolveu no mundo ocidental e tem causado inúmeros problemas ao meio ambiente e à sobrevivência da natureza e da espécie humana. A presente Dissertação foi pensada na proposta de radicalização da ideia de compreensão como interpretação, de modo a apresentar como método de produção de conhecimento a interpretação narrativo-interpretativa proposta pela hermenêutica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation part of the problem on the possibility of understanding a non-instrumental rationality in relation to technical and scientific domination of nature to think environmental education. The research had as main objective to understand and interpret the Nature and Environmental Education beyond the sense historically produced by science about man and nature relationship in comparison with other interpretations derived from a larger view of rationality. It is proposed to deconstruction through a hermeneutic exercise of conception of nature and course of action proposed by modern science the purpose of revealing the ideological character of science and multiple uses that carries the concept. The research identified critical aspects of rationality that has developed in the Western world and has caused numerous problems for the environment and the survival of nature and mankind. This Master is designed in the proposed radicalization of the idea of understanding as interpretation, so as to present as knowledge production method the narrative-interpretative interpretation proposed by hermeneutics. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
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dc.subject |
Hermenêutica |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
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dc.subject |
Hermeneutics |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophy of Education |
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dc.title |
Natureza, linguagem e racionalidades: contribuições para uma hermenêutica ambiental |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |