Show simple item record

dc.contributor.advisor Poffal, Cristiana Andrade
dc.contributor.advisor Meneghetti, Cinthya Maria Schneider
dc.contributor.author Bastos, Débora de Oliveira
dc.date.accessioned 2016-09-12T13:07:03Z
dc.date.available 2016-09-12T13:07:03Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation BASTOS, Débora de Oliveira.Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra. 2014. 200 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Matemática, Estatística e Física, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6520
dc.description.abstract Esta dissertação propõe sete atividades acerca do estudo da circunferência para alunos do Ensino Médio. A maioria das atividades propostas utilizam o software gratuito de geometria dinâmica GeoGebra como ferramenta de aprendizagem. Programa com diversas vantagens. Além da concepção da geometria dinâmica, a associação entre Geometria e Álgebra, relação enfatizada até no seu nome. As atividades sugeridas abordam os seguintes conteúdos: equações da circunferência (reduzida e geral), análise da equação completa do 2o grau a duas variáveis, método de completar quadrados para reestabelecimento do centro e medida do raio da circunferência, posição relativa entre ponto e circunferência, reta e circunferência e entre duas circunferências. No presente trabalho consta ainda uma análise de alguns livros didáticos para ciência do que está sendo oportunizado ao professor como subsídio para suas aulas. Associamos esta análise também com a argumentação de que o produto deste trabalho é inovador. Mostraremos também a análise das atividades que embasaram a proposta desse trabalho quando aplicadas nas turmas de 3o ano do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande, assim como os resultados de uma pesquisa feita sobre os conhecimentos prévios dos alunos sobre geometria do Ensino Fundamental, especificamente relacionados ao círculo. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation proposes seven activities on the study of circumference for High School students. Most of such proposed activities use the free software of the dynamic geometry Geogebra as learning tool, which offers a huge number of pros. Besides the dynamic geometry conception, the association between Geometry and Algebra - connection which is actually emphasized in its name - the suggested activities include the following content: circumference equations (reduced and general), analysis of total second degree equation to two variables, method of completing squares to reestablish the center and the measurement of the radius of the circumference, relative position between point and circumference, straight line and circumference, and between two circumferences. This paper also contains an analysis of some educational books for the teachers to realize what is being given to them as aid for their classes. We associated this analysis also with the argumentation that the product of this work is innovative. In addition, we will portray an analysis of the activities that based the proposal of our task when these were executed at the third year junior classes of the Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande, as well as the results of a conducted survey that figured out the previous knowledge of geometry from Elementary School, specifically related to the circle shape. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Geometria analítica pt_BR
dc.subject Circunferência pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Geogebra pt_BR
dc.subject Analytical geometry pt_BR
dc.subject Circumference pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.title Estudo da circunferência no ensino médio: sugestões de atividades com a utilização do software geogebra pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IMEF – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
  • Show simple item record