Abstract:
Crianças dependentes do uso de tecnologias para viver necessitam de cuidados diferenciados,
tanto dos profissionais da saúde como de sua família. Para o enfermeiro atuar junto à família
da criança dependente do uso de tecnologias é necessário que compreenda quais são os
recursos importantes para o enfrentamento de situações estressantes que envolvem,
necessariamente, o conviver com a doença e o cuidado. Ao vivenciar a relação com essa
família, o enfermeiro estuda e desenvolve sua prática de aprendizado e de ensino sobre o
cuidado humano, criando o fazer profissional e, nesse processo de aprender/ensinar/criar, ele
concebe, organiza e expressa ações de cuidado. A compreensão da experiência da família no
processo de cuidar da criança em seu cotidiano pode subsidiar as intervenções da enfermagem
nessas situações. Assim, objetivou-se conhecer as vivências de famílias no cuidado às
crianças dependentes de tecnologias. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e
exploratória no primeiro semestre de 2014. Os dados foram coletados por meio de entrevistas
semiestruturadas com treze familiares cuidadores de crianças dependentes de tecnologias
atendidas em uma Unidade de Pediatria de um hospital universitário do sul do país e
submetidos à análise temática. Encontraram-se como categorias: caracterização da população
do estudo; identificação da percepção do familiar cuidador a cerca do cuidado à criança
dependente de tecnologia; recepção do diagnóstico da criança; mudanças do cotidiano
familiar em função do cuidado à criança; profissionais de saúde e a enfermagem:
contribuições para a instrumentalização do familiar cuidador; facilidades e dificuldades
encontradas pelo familiar cuidador durante o cuidado à criança dependente de tecnologia;
recebimento de ajuda da rede de apoio social para o cuidado à criança. Acredita-se que este
estudo possibilitou a compreensão da experiência de famílias no processo de cuidar da criança
dependente de tecnologias em seu cotidiano, subsidiando as intervenções da enfermagem
nessas situações.
Technology-dependent children need professionals and their families to provide them special
care. Nurses who care for these children and keep in contact with their families should
understand which resources are important to face stressing situations since they always
involve experiences with both the disease and the care. When nurses participate in the
family‟s life, they study and develop their learning and teaching practices regarding human
care, thus, carrying out professional actions. In this learning/teaching/acting process, they
create, organize and carry out actions in care. To understand the families‟ experiences in the
everyday care process provided to the children can help the nurses‟ interventions in these
situations. Therefore, this study aimed at knowing families‟ experiences regarding the care
provided to technology-dependent children. This qualitative, descriptive and exploratory
study was carried out in the first semester in 2014. Data were collected in semi-structured
interviews with thirteen family members who care for technology-dependent children that are
given assistance in a Pediatrics Unit at a university hospital in the south of Brazil. The theme
analysis resulted in the following categories: characterization of the study population;
identification of the carer‟s perception of care provided to a technology-dependent child;
getting the child‟s diagnosis; changes in the family‟s routine due to the care provided to the
child; health professionals and Nursing: contributions to empower the carer; the carer‟s
weaknesses and strengths in care provided to a technology-dependent child; getting help of
the social net to care for the child. This study enabled family‟s everyday experiences
regarding care provided to technology-dependent to be understood in order to help Nursing
interventions to be carried out in these situations.
Niños dependientes del uso de tecnologías para vivir requieren cuidados distintos, tanto de los
profesionales de la salud como de su familia. Para el enfermeiro actuar junto a la familia del
niño dependiente del uso de tecnologias es necessário que entienda quales son los recursos
importantes para hacer frente a situaciones de estrés que necesariamente implican tratar con la
enfermedad y la atención. En la vivencia de la relación con esta família, el enfermero estudia
y desarrolla su práctica del aprendizaje y de la enseñanza acerca del cuidado humano,
generando el hacer profesional y, en ese processo de aprender/enseñar/crear, él concibe,
organiza y expresa acciones de atención. La comprensión de la experiencia de la familia en el
cuidado de niños en su proceso diario puede subvencionar intervenciones de enfermería en
estas situaciones. Así, el objetivo fue conocer las experiencias de las familias en el cuidado de
los niños dependientes de la tecnología. Se realizó una investigación cualitativa, descriptiva y
exploratoria en el primer semestre de 2014. Los datos fueron recogidos a través de entrevistas
semiestructuradas con trece familiares cuidadores de niños dependientes de tecnología
asistidos en una unidad pediátrica de un hospital universitario en el sur de Brasil y sometidos
al análisis temático. Se conocieron como categorías: caracterización de la población del
estudio; identificación de la percepción de los cuidadores de familia sobre el cuidado de niño
dependiente de tecnologia; recepción del diagnóstico del niño; cambios de la rutina familiar a
la luz del cuidado del niño; profesionales de la salud y la enfermería: contribuciones a la
instrumentalización de los cuidadores; facilidades y dificultades encontradas por el familiar
cuidador durante la atención al niño dependiente de tecnologia; recibimiento de ayuda de la
red de apoyo social para el cuidado del niño. Se cree que este estudio permitió comprender la
experiencia de las familias en el processo de cuidado del niño dependiente de tecnologías en
su cotidiano, ayudando a las intervenciones de enfermería en estas situaciones.