dc.contributor.advisor |
Velasco, Sirio Lopez |
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dc.contributor.author |
Lucas, Magda Marin |
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dc.date.accessioned |
2016-10-14T17:30:45Z |
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dc.date.available |
2016-10-14T17:30:45Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
LUCAS, Magda Marin. Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional. 2015. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande. 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6626 |
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dc.description.abstract |
A presente pesquisa se realizou na E.M.E.F. Sant’Ana, localizada no bairro América, na cidade de Rio Grande, RS, e objetivou, primeiramente, verificar se as crianças desta comunidade, com idades entre seis e doze anos, faziam julgamentos morais dos tipos descobertos-postulados por Piaget, na Suíça, por volta de 1930. Buscou também identificar se estas mesmas crianças julgavam questões sócio-ambientais e se percebiam-aplicavam, implicitamente, as três normas fundamentais da ética, desveladas por Velasco. A partir dos resultados, tendo na Educação Ambiental Ecomunitarista, a concepção de Educação Ambiental para a educação formal, seria possível se pensar na possibilidade, ou não, de se desenvolver a mesma, nas concepções em que esta se constitui, com crianças de seis a doze anos de idade. Aproximando-se a teoria da EA ecomunitarista, dos resultados obtidos através das entrevistas, metodologia utilizada na pesquisa, com as crianças, pode-se conhecer e refletir acerca de possibilidades e limitações no desenvolvimento da EA ecomunitarista na educação formal com crianças nesta faixa etária. Isto porque, a EA ecomunitarista se sustenta na educação problematizadora (no sentido de Paulo Freire), a qual prevê e busca nos sujeitos a capacidade de tomadas de consciência para, desta forma, atuarem como agentes transformadores da realidade e, segundo os resultados da pesquisa de Piaget, confirmados quase que em sua totalidade por nossa pesquisa, a criança até os onze anos de idade, não teria ainda desenvolvido esta capacidade, tendo em vista sua tendência à moral heterônima, aquela desenvolvida a partir da coação adulta, ou seja, da autoridade e da influência do adulto sobre a criança, que, em geral, não prevê o respeito mútuo. Os dados fornecidos a partir das entrevistas foram sistematizados e discutidos à luz dos teóricos Jean Piaget, Paulo Freire e Sirio Velasco, entre outros. A investigação, com base em seus resultados e a vivência da pesquisadora como educadora na escola em que a pesquisa se realizou, permitiu que se pensasse em possibilidades de se desenvolver experiências de EA ecomunitarista com crianças menores de doze anos, observando as tendências do juízo moral nas mesmas, com vistas a colaborar com o desenvolvimento da subjetividade, da argumentação, da igualdade e do respeito mútuo, ou seja, da moral da cooperação, aquela que dará aos sujeitos a capacidade de refletir sobre a realidade, com seus pares, e buscarem neste e com este coletivo a transformação da realidade, de forma a humanizar as relações do humano consigo, com os demais humanos, com a natureza não humana e com os entes não vivos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research was held in E.M.E.F. St. Anne, located in America neighborhood in the city of Rio Grande, RS, and aimed, first, verify that the children of this community, aged between six and twelve, were discovered moral judgments of-postulated by Piaget types in Switzerland , around 1930. It also sought to identify whether these same children thought socioenvironmental issues and perceived-applied, implicitly, the three fundamental rules of ethics, unveiled by Velasco. From the results, and the Environmental Education Ecomunitarista, the concept of environmental education to formal education, it would be possible to think about the possibility or not to develop the same in the vision that this constitutes, with children aged six to twelve years old. Approaching the theory of EA ecomunitarista, the results obtained through the interviews, the methodology used in the survey, with children, you can meet and reflect on possibilities and limitations in the development of EA ecomunitarista in formal education with children in this age group. This is because, EA ecomunitarista is based on problem-based education (in terms of Paulo Freire), which provides and seeks to subject to capacity awakenings to thus act as agents of change in reality and, according to survey results Piaget, confirmed almost in its entirety by our research, the child up to the age of eleven, have not yet developed this capability, given its tendency to heteronymous moral, that developed from adult coercion, that is, adult authority and influence over the child, which generally does not provide for mutual respect. The data provided from the interviews were systematized and discussed in light of theoretical Jean Piaget, Paulo Freire and Sirio Velasco, among others. The research, based on their results and the experience of the researcher as a teacher at the school where the research took place, made it possible to think of possibilities of developing EA experiences ecomunitarista with children under twelve, observing the trends of moral judgment in them, in order to contribute to the development of subjectivity, the argument of equality and mutual respect, that is, the morality of cooperation, one that will give individuals the ability to reflect on reality, with their peers, and seek this and this collective transformation of reality in order to humanize the relationship of the human can, with other humans, with no human nature and the non-living entities. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
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dc.subject |
Ecomunitarismo |
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dc.subject |
Julgamento Moral |
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dc.subject |
Environmental Education |
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dc.subject |
Moral Judgment |
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dc.title |
O juízo moral na criança de seis a doze anos, estudantes da E.M.E.F. Sant’ana em Rio Grande-RS: possibilidades de se contemplar esta faixa etária no desenvolvimento da educação ambiental ecomunitarista, na educação formal |
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dc.type |
masterThesis |
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