Abstract:
Este trabalho tem como objetivo apresentar novas atividades para o ensino de trigonometria
no Ensino Fundamental. A ideia é mostrar como ensinar as principais relações
trigonométricas através de exercícios que levam os alunos, de forma gradual, à obtenção
dessas relações. As atividades sugeridas fazem uso do software GeoGebra, um recurso
que possibilita a construção de círculos trigonométricos que facilitam o entendimento por
parte dos alunos.
Este trabalho apresenta ainda, não somente as relações seno, cosseno e tangente para
ângulos agudos, como normalmente é proposto por livros didáticos do 9o ano do Ensino
Fundamental, mas também relações como secante, cossecante e cotangente. Além disso,
não se limita à ângulos agudos e ao estudo de triângulos retângulos, deixando, assim, o
aluno mais preparado para os desafios do Ensino Médio e da vida profissional.
This work aims to present new activities for teaching trigonometry in Elementary Education.
The idea is to show how to teach the main trigonometric relations through exercises
that guide students, gradually, to conclusions of these trigonometry relations. The suggested
activities make use of “GeoGebra” software, a feature that enables the construction
of trigonometric circles that facilitate the understanding by students.
This paper presents not only the sine relations, cosine and tangent for acute angles, as
it is usually proposed by textbooks 9𝑡��ℎ year of elementary school, but also relationships
with secant, cosecant and cotangent, and it is not limited to acute angles and the study
of right triangles, this leaving, the student more prepared for the challenges of high school
and to their professional life.