Abstract:
A gênese temática desta pesquisa emergiu das inquietações e vivências pessoais, acadêmicas e profissionais no âmbito hospitalar, ao observar as ações de enfermagem, por perceber o quanto são fundamentais e como, frequentemente, o cuidado ao usuário vem sendo prestado de forma incompleta. Para buscar compreender essas questões, desenvolveu-se uma prática educativa com os trabalhadores da enfermagem de uma Unidade de Clínica Médica (UCM) de um Hospital Universitário (HU) do Sul do Brasil, procurando por meio da problematização refletir sobre a realidade de trabalho, e também através da ação e da reflexão buscar um atuar mais comprometido com o cuidado do usuário. Objetivou-se problematizar o cotidiano do trabalho da UCM, considerando o fortalecimento do compromisso dos trabalhadores da enfermagem com o cuidado do usuário, e, construir estratégias coletivas que contribuam para o fortalecimento do compromisso dos trabalhadores da enfermagem com o cuidado do usuário. Utilizou-se a abordagem qualitativa, apoiada nos preceitos metodológicos de Paulo Freire, participando 24 trabalhadores da enfermagem. A coleta de dados foi realizada de agosto a dezembro de 2011, através de uma aproximação com o “Círculo de Cultura”, perfazendo 11 encontros. Para interpretação dos dados empregou-se a análise textual discursiva e os resultados foram descritos em duas grandes categorias. A primeira evidenciou que a organização do trabalho, a sobrecarga de atividades, a dificuldade de supervisão por parte das enfermeiras e a ausência de consciência crítica de alguns trabalhadores interferem diretamente no compromisso com o cuidado do usuário. A segunda, enfatiza que o favorecimento das relações interpessoais, o trabalho em equipe, o exercício da crítica, o controle exercido pelas enfermeiras, a organização coletiva do trabalho, o compartilhar e assumir responsabilidades, além do espaço para a problematização e reflexão sobre o contexto de trabalho são estratégias que podem fortalecer o compromisso com o cuidado do usuário. A existência de espaços para o dialogo favoreceu a busca de objetivos comuns, pois os trabalhadores manifestaram seus pensamentos, suas necessidades, anseios, descontentamentos, insatisfações, o que promoveu uma aproximação entre si. O compartilhar experiências resultou na busca por estratégias para mudar o contexto vivido, buscando novas formas de organizar o trabalho.
The genesis of this study emerged from concerns, personal experiences and questioning of professional and academic matter in the hospital realm, as we were observing nursing actions, by perceiving how instrumental those are and, nevertheless, the care for the user has been incomplete. In order to understand these issues, an educational practice was developed with nursing workers in a medical clinic unit (Unidade de Clinica Médica –UCM) of a Teaching Hospital (Hospital Universitário - HU) in southern Brazil, seeking reflection through problematization on the reality of the work, and, in addition to it, a more committed working practice towards the user. It aimed to problematize the daily work of a medical clinic unit, in terms of strenghtening the commitment of nursing workers to the care for the users as well as building collective strategies which will improve on such goal. A qualitative approach was applied, supported by Paulo Freire´s methodological guidelines, with 24 nursing workers as participants. Data collection was made from August to December 2011, by an approximation with the “Circle of Culture”, with 11 meetings. In order to interpret data, a textual and discourse analysis was carried out and the results were divided into two categories. The first one states that the working organization, work overload, difficulties in supervising on the part of the nurses and lack of critical awareness of some workers affect deeply the compromise with the care for the user. As for the second category, the interpersonal relationships are enhanced, as well as the team work, control exerted by the nurses, critical thinking, collective working organization, sharing and taking responsibilities, as well as atmosphere for problematization and thinking over the context of work are strategies which may well assure the commitment with the care for the user. The existence of atmospheres for dialogue enabled the search for common objectives, as the workers expressed their views, needs, desires and claims, providing more closeness among them. Sharing experiences encouraged the study of strategies to change the context, in search of new ways of organizing the work.
El génisis temático de esa investigación emergió de las preocupaciones y experiencias personales, académicas y profesionales vividas en el hospital, al observar acciones de enfermería, si percibe lo cuanto es fundamental y cómo frecuentemente, el cuidado al usuario está siendo prestado de forma incompleta. Para tentar entender esas cuestiones, se ha desarrollado una práctica educativa con los trabajadores de enfermería de una Unidad de Clínica Médica (UCM) de un Hospital Universitario (HU) del Sur de Brasil, buscando por medio de la problematización, reflexionar acerca de la realidad del trabajo, y también a través de acciones y de la reflexión, buscar un actuar más comprometido con el cuidado al usuario. Se objetivó problematizar el trabajo diario de la UCM, llevando en cuenta el fortalecimiento del compromiso de los trabajadores de enfermería con el cuidado al usuario, y, construir estrategias colectivas que contribuyan para el fortalecimiento del compromiso de los trabajadores de enfermería con el cuidado al usuario. Se ha utilizado un enfoque cualitativo, basado en los principios metodológicos de Paulo Freire, participaron 24 trabajadores de enfermería. La recolecta de los datos fue realizada de agosto a diciembre de 2011, a través de un acercamiento con el “círculo de cultura”, con un total de 11 encuentros. Para hacer la interpretación de los datos se utilizó el análisis textual discursivo y los resultados fueron descriptos en dos grandes categorías. La primera demostró que la organización del trabajo, el exceso de actividades, la dificultad de supervisión por parte de las enfermeras y la falta de conciencia crítica de algunos trabajadores interfieren directamente en el compromiso con el cuidado al usuario. La segunda, resalta que el fomento de las relaciones interpersonales, el trabajo en equipo, el ejercicio de la crítica, el control ejercido por las enfermeras, la organización colectiva del trabajo, el compartir y asumir responsabilidades, allende el espacio para la problematización y reflexión acerca del contexto laboral son estrategias que pueden fortalecer el compromiso con el cuidado al usuario. La existencia de espacios para el dialogo ayuda en la búsqueda de objetivos comunes, pues los trabajadores pueden expresar sus sentimientos, sus necesidades, deseos, quejas, insatisfacciones, lo que promovió un acercamiento entre ellos. El compartir experiencias resultó en la búsqueda por estrategias para cambiar el contexto vivido, buscando nuevas formas de organización del trabajo.